O arquiteto e artista plástico Pierre Chalita recebeu hoje, 11, no plenário da Assembleia Legislativa, a comenda Tavares Bastos, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo alagoano. Por proposição do deputado Álvaro Guimarães (PSB), Chalita reuniu a nata da cultura do Estado que acompanhou a homenagem.
Humilde, Pierre Chalita disse se considerar pequeno para receber a homenagem. “Sou muito pequeno para ostentar essa comenda, mas considerando a necessidade de o artista plástico, bem como os artistas em geral, serem reconhecidos, é um passo muito importante. Nesse momento, me considero um intermediário da satisfação do artista e da sociedade. Sem dúvida, trata-se do reconhecimento, na verdade, para qualquer profissional liberal”, avaliou Chalita.
Diversos convidados que participaram da sessão solene destacaram as qualidades do homenageado. O bispo diocesano de Palmeira dos Índios, dom Fernando Iório Rodrigues, considerou a entrega da comenda como “muito justa”. O religioso destacou as qualidades de Chalita que, para ele, o credenciam a receber a honraria. “Ele (Pierre Chalita) é um personagem que está na galeria dos maiores artistas plásticos do mundo e a Assembleia Legislativa reconhece a sua grandiosidade. Em nome do meu amigo, sinto-me honrado também com essa homenagem”, destacou Fernando Iório.
O deputado Álvaro Guimarães, autor da proposta, disse que a importância de Pierre Chalita se comprova pela presença da cultura do Estado. Segundo ele, é importante lembrar que o nome do artista plástico e arquiteto é reconhecido por suas obras não apenas no Brasil, mas em diversos países. “É uma homenagem tardia, pela grandiosidade do nome desse artista que está entre nós”, considerou o parlamentar.
Restauração
A Assembleia Legislativa possui em seu acervo cinco telas pintadas por Chalita. O artista, que já foi responsável por um dos trabalhos de recuperação da estrutura arquitetônica do prédio sede do Legislativo, deverá restaurar os quadros que embelezam os corredores do prédio.
Participaram da sessão os deputados Rui Palmeira (PSDB), Alberto Sextafeira (PSB), Judson Cabral (PT), Jeferson Morais (DEM), além da secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Kátia Born; o cônsul honorário da França em Alagoas, Daniel Quintela; o vereador por Maceió Silvio Camelo (PV), representando o Legislativo municipal; o historiador Jayme Lustosa de Altavilla; a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), Selma Brito; o colunista social Romeu de Loureiro; o representante da Secretaria de Cultura, Álvaro Otacílio, entre outros.
