×

Cultura

Pianista pernambucana se apresenta no ‘Concerto aos Domingos’

Maria Clara estudou na Áustria e já tocou em diversas orquestras

Domingo é dia de concerto. E, para começar o dia apreciando música clássica, neste domingo (07), a partir das 10h, a pianista pernambucana Maria Clara Fernandes de Lima se apresenta no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Ihgal), dando continuidade à temporada 2011 do projeto Concerto aos Domingos. A entrada é franca.

Para os maceioenses amantes deste estilo musical, a pianista selecionou para a apresentação clássicos de Johann Sebastian Bach, Franz Liszt e Ludwig van Beethoven. O projeto é patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e, segundo o secretário da pasta, Osvaldo Viégas, essa é uma importante ferramenta de disseminação da música clássica em Alagoas.

Maria Clara Fernandes de Lima nasceu em Recife e iniciou seus estudos de piano aos cinco anos. Foi aluna do Conservatório Pernambucano de Música e da Universidade Federal de Pernambuco. Em 1986, seguiu para a Áustria para estudar na Escola Superior de Música de Viena, recebendo o grau de Mestra em 1997. Em junho deste ano, conlcuiu o curso de licenciatura em piano no Conservatorio de Viena.

Em 1992, obteve, também em Viena, o 2° lugar no Concurso Música do Século XX e Composições Austríacas escritas após 1945. No Brasil, recebeu duas vezes o Prêmio Extra de Melhor Intérprete de Música Brasileira. Maria Clara foi solista das Orquestras Sinfônicas de Recife, João Pessoa e São Paulo. Nos Estados Unidos, foi solista da orquestra “Amherst College Orchestra”.

Como recitalista e camerista já se apresentou em diversas cidades, a exemplo de Recife, Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Garanhuns, Viena, Milão, Roma, Budapeste, Munique e Aman. Em 2010, participou do Festival Chopin, realizado em Recife, e este ano participará do Festival Liszt/ Mendelssohn, também na mesma cidade.

O projeto Concerto aos Domingos é coordenado pela pianista Selma Texeira Brito e acontece sempre no primeiro domingo de cada mês desde 2001. Em seus 10 anos, tem contribuído para a formação de platéias e para a divulgação da música instrumental. Mais informações pelo telefone (82) 8836-0048.