×

Meio Ambiente

Piaçabuçu comemora descobrimento do Rio São Francisco

Farol localizado na Foz do Velho Chico

O aniversário dos 510 anos de descobrimento do Rio São Francisco, promete movimentar a cidade ribeirinha de Piaçabuçu durante todo o dia. O município que é o último a ser banhado pelo Velho Chico, recebe milhares de turistas anualmente para visitarem a foz do rio, onde está localizado o antigo farol que ficava no povoado “Cabeço”, engolido pelo Oceano Atlântico.

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a prefeitura de Piaçabuçu realizou nas primeiras horas da manhã deste dia 04 de setembro, um peixamento às margens do Rio São Francisco, objetivando repovoar as águas e ajudar a manter o equilíbrio ambiental na região do Baixo São Francisco, onde os povos terminam sendo os mais prejudicados pelas construções das barragens ao longo das bacias.

Para o prefeito Dalmo Santana Júnior (PSB) a preocupação com o Rio da Integração Nacional deve ser constante por parte das autoridades. “Infelizmente muitas pessoas não tem a consciência de que o rio está doente e nós somos os verdadeiros responsáveis pelo quadro que o nosso gigante de 510 anos vive atualmente. Devemos ser vigilantes e verdadeiros defensores do nosso Velho Chico”, declarou o prefeito.

De acordo com a secretária de meio ambiente, Geilma Feitosa, a data que lembra os 510 anos de descobrimento do São Francisco deve ser comemorada de forma a gerar sempre uma preocupação para todos, principalmente para o povo ribeirinho que sofre o assoreamento e a clara percepção para a extinção de algumas espécies na região do Baixo São Francisco. “O Velho Chico vive e é de suma importância que todos nós possamos cuidar desse jovem de 510 anos”, finalizou a secretária.