×

Alagoas

Piaçabuçu celebra 132 anos de Emancipação Política com grande festa

Durante dois dias, o município celebrou com grande festa os 132 anos de Emancipação Política

O prefeito Dalmo Santana Júnior mostrava sua alegria a todo instante ao lado da vice-prefeita, Lúcia Marinho, dos vereadores, do deputado estadual Joãozinho Pereira e do deputado federal, Artur Lira. Além dos secretários e toda a comunidade.

Para marcar a passagem de mais um ano de emancipação, a equipe do prefeito Dalmo Santana Júnior preparou uma programação especial com a realização de shows musicais, celebrações religiosas, lançamento do livro ‘Retratos do Paraíso’ do imortal da Academia Maceioense de Letras, o jovem escritor Dartanhan Holanda. Além uma série de ações, voltadas aos turismo que atendem antigas reivindicações da população ribeirinha.

De acordo com o chefe do Executivo, Dalmo Santana Júnior, a data merece ser festejada por todos os piaçabuçuenses, porque retrata o desenvolvimento ao qual o município vem passando nos últimos anos. Ainda segundo o prefeito, uma ação tomada durante seus dois mandatos foi governar em parceria com o povo, ouvindo os reclames diretamente da população para que assim, soluções possam ser encontradas.

A festa

A festa no município teve início nas primeiras horas da manhã com alvorada de fogos, hasteamento das bandeiras e missa em ação de graças pelos 132 anos de Emancipação Política. Em seguida, foi realizada a apresentação do projeto Cais do São Francisco “Turismo em Movimento”. Os presentes também puderam cantar os parabéns, aos som do Grupo Olha O Xote, no terminal turístico.

Para finalizar com muita alegria esse dia tão especial, aconteceu um belíssimo show com as bandas Galã do Brega, Danados do Forró e Alma Gêmea.

História de Piaçabuçu

A história da região está ligada à exploração do Rio São Francisco, que iniciou em 1660 com o português André Dantas. Onde está localizada a foz do rio, ponto de partida para a exploração rumo ao interior de Alagoas. O povoado surgiu a partir de uma capela que Dantas mandou construir em homenagem a São Francisco de Borja.

O nome Piaçabuçu tem origem indígena e significa “Palmeira Grande”. Em 11 de julho de 1859 foi criada a freguesia sob a invocação de São Francisco de Borja. E em 1882 é que Piaçabuçu foi elevada à categoria de vila e desmembrada de Penedo. A mesma lei elevou a vila à categoria de município e transferiu a comarca para Coruripe. Antes de ser criada em 1952, a comarca de Piaçabuçu voltou a fazer parte, durante alguns anos, da comarca de Penedo.

Grande produtor de coco, o município também tem o maior banco de camarão do Nordeste, resultado do volume de material orgânico jogado no mar pelo rio São Francisco. A praia do Peba, conhecida pelo evento pesqueiro, Gincana de Pesca de Arremesso, na primeira quinzena de novembro, tem 22 km de extensão e faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do município, instituída em 1983 pelo governo federal, onde são desenvolvidos projetos de proteção às tartarugas e aves migratórias. A única em Alagoas que possui dunas altíssimas que se perdem de vista, fazendo um belo contraste com o mar.