Phelipe Leal é o novo treinador da Seleção Brasileira Sub-17. O profissional de 34 anos retorna à CBF após passagem vitoriosa nas categorias sub-15 e sub-17 entre 2017 e 2019. Neste período, Leal fez parte das comissões técnicas do Brasil na disputa do Sul-Americano Sub-15 e na preparação da equipe sub-17 até a conquista da Copa do Mundo FIFA no Brasil.
“Estou muito grato por este retorno à Seleção Brasileira, onde vivi conquistas tão relevantes como a Copa do Mundo Sub-17, em 2019. Quero agradecer ao Presidente Ednaldo Rodrigues, à diretoria de Seleções da CBF e ao Branco pela confiança no meu trabalho. É uma grande responsabilidade dar sequência à filosofia vencedora adotada na base da Seleção e preparar a geração que defenderá nosso título mundial no próximo ano. Estou muito motivado e pronto para esse desafio”, disse o novo contratado em sua apresentação.
Em 2018 e 2019, Leal foi campeão das duas principais competições nacionais da categoria sub-17: Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Transferiu-se do Flamengo, seu último clube no Brasil, para a China em 2020 após o trabalho de destaque junto à comissão técnica brasileira campeã do mundo em 2019. No país asiático, Phelipe Leal foi treinador da equipe sub-15 do Guangzhou Evergrande.
“Nós buscamos treinadores com estilo vencedor, que tenham gosto pelas vitórias. Phelipe se enquadra neste perfil. Teve uma passagem de destaque aqui na base da Seleção e deixou as portas abertas para o futuro. A oportunidade chegou, e estamos muito convictos que fizemos uma ótima escolha para o comando da categoria sub-17. Ano que vem vamos defender nosso título mundial. A experiência e a capacidade do Leal serão fundamentais para seguirmos com nosso protagonismo mundial”, salientou Branco, Coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira.
O ano de 2022 será de preparação intensa para a Seleção Sub-17 visando as competições oficiais de 2023: Sul-Americano Conmebol e Copa do Mundo FIFA. Phelipe Leal realizará sua primeira convocação ainda neste mês de fevereiro.