A Procuradoria Geral do Município de Maceió (PGM) realizou um curso de virtualização de processos judiciais para mais de 20 procuradores do órgão. O curso faz parte do projeto de qualificação que a PGM está implantando, com foco na celeridade e praticidade no atendimento às demandas judiciais.
Agora, todo o processo elaborado pela PGM é transmitido para a Justiça estadual por meio eletrônico, eliminando o uso de papel. Segundo o procurador-geral adjunto do município, Daniel Brabo, cada procurador da PGM possui uma certificação digital que permite a transmissão direta dos dados para as varas cíveis e da fazenda pública estadual e municipal.
“Com o sistema, o procurador não precisa mais ir ao fórum da capital para dar entrada num processo”. Outro fator é a questão ambiental, já que o uso de papel é reduzido a zero com a virtualização dos processos. “A Procuradoria está locando os equipamentos necessários para esse trabalho”, completa Brabo.
Uma das vantagens citadas por ele é a distribuição dos processos na Justiça, que passa a ser mais ágil por não ser mais físico, em papel.
O curso foi ministrado na PGM por servidores do Tribunal de Justiça e da empresa responsável pela implantação do sistema no Poder Judiciário de Alagoas.
PGM
A Procuradoria Geral do Município está instalada num novo prédio inaugurado no ano passado, onde também funciona a Escola Municipal de Governo. A PGM concentra todas as demandas jurídicas do município, do Gabinete do Prefeito às secretarias da capital. A garantia da legalidade de contratos e licitações também é um dos trabalhos da procuradoria