×

Brasil/Mundo

PF prende homens acusados de tráfico internacional de drogras

Policiais federais no Amapá, efetuaram a apreensão de 3,2 quilos de pasta de cocaína no porto de /AP e a prisão de três pessoas. Durante investigações ocorridas durante a Operação Sentinela, os policiais federais descobriram que um barco vindo de Belém chegaria na tarde de sábado na cidade de Santana transportando entorpecentes.

Entre os passageiros do barco estavam o boliviano, dono do entorpecente e uma brasileira que transportava a droga dentro de sua mala, atuando como “mula”.

Quando o barco chegou ao porto de Santana, os dois foram recebidos por um peruano, responsável pelo recebimento e distribuição da droga em Macapá.

Logo após sair da área portuária, o grupo foi preso em flagrante pelos federais. Realizada uma revista, a droga foi encontrada no fundo falso da mala da brasileira embalada em uma lona preta na forma de uma manta.

O dono da droga já foi condenado na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia a uma pena de 11 anos de prisão por tráfico internacional de drogas para o Brasil, no ano de 2000.

O peruano foi apreendido sem documentos, tendo sido realizada a identificação criminal. Posteriormente será mantido contato com a Interpol a fim de descobrir sua real identidade, bem como se possui condenações em outros países.

Todos foram indiciados nos crimes de tráfico de drogas e associação, previstos nos artigos 33 e 35 da Lei n.º 11.343/2006. Se condenados, podem receber penas de até 25 anos de reclusão.

Esta é a terceira apreensão de entorpecentes realizada pela Polícia Federal no porto de Santana em 2011, totalizando cerca de 10 kg de pasta de cocaína apreendidos. Se processada, esta droga se transformaria em milhares de pedras de crack que seriam consumidas nos Estado do Amapá.

A Operação Sentinela é uma ação permanente da Polícia Federal, em âmbito nacional, com o objetivo de combater o tráfico de armas e entorpecentes, nos estados brasileiros fronteiriços. No ano passado, a Polícia Federal impediu a entrada de quase 60 quilos de pasta de cocaína no Estado do Amapá.