"Capibe" investiga desvio de R$ 5 milhões em verbas federais e aproximadamente 30 funcionários envolvidos
Uma operação da Polícia Federal (PF) foi desencadeada na manhã desta terça-feira (4). Agentes da Polícia Federal cumprem vários mandados de busca e apreensão em residências e apartamentos na capital e no interior.
São cerca 130 policiais e 10 Auditores da Controladoria Geral da União, divididos em 30 equipes. As primeiras informações são de que as investigações se concentram nas cidades de Maceió, Tanque d'Arca e Piaçabuçu.
De acordo com a assessoria da Polícia Federal em Alagoas, a operação envolve funcionários públicos e desvio de verbas federais. Até o final da manhã uma coletiva será dada para esclarecer o conteúdo da operação denominada de “Cabipe” (que significa mentira em Romani, língua falada pelos ciganos que fundaram a cidade de Tanque d'Arca).
Ainda segundo a PF, 26 funcionários públicos dos referidos municípios serão afastados de seus cargos, além dos respectivos prefeitos, Roney Valença (PMDB) – de Tanque D'árca – e Dalmo Santana Júnior (PSB), de Piaçabuçu. Todos eles, funcionários e prefeitos, ficam proibidos de entrar nos prédios das prefeituras e respectivas repartições.
As informações iniciais são de que, ao todo, há um desvio de cerca de R$ 5 milhões de verbas federais e aproximandamente 30 funcionários envolvidos. Comandam a operação os delegados federais Igor Romário de Paula e Jorge Eduardo, além do Superintendente Regional da PF, delegado Omar Gabriel Haj Mussi.
Mais informações em instantes
