×

Brasil/Mundo

Petrobras conclui perfuração de poço em área da cessão onerosa

A Petrobras informa que concluiu a perfuração do terceiro poço na cessão onerosa. Denominado 1-BRSA-1045-SPS (1-SPS-96), o poço está localizado na área denominada Sul de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta já foi preliminarmente anunciada em 11.6.2012, quando o poço ainda estava sendo perfurado.

O poço descobridor 1-BRSA-1045-SPS (1-SPS-96) está localizado ao sul do campo de Sapinhoá, em profundidade de 2.202 metros, a uma distância de 320 km do litoral do Estado de São Paulo. O poço atingiu a profundidade final de 5.760 metros em horizonte estratigráfico estabelecido no programa exploratório da cessão onerosa.

Análises do petróleo recuperado em reservatórios carbonáticos localizados abaixo da camada de sal comprovam um petróleo de boa qualidade com cerca de 27 º API.

Foi identificada uma coluna de petróleo leve de cerca de 93 metros, com boas qualidades permoporosas (porosidade e permeabilidade) do reservatório. O contato petróleo/água constatado no poço atesta que esta acumulação está separada do campo de Sapinhoá.

A perfuração deste poço faz parte do Programa Exploratório Obrigatório (PEO). No momento, a Petrobras está avaliando os resultados obtidos e deverá concluir esta etapa até setembro de 2014. De acordo com o contrato, a Petrobras tem o direito de produzir até 5 bilhões de barris de petróleo na totalidade das áreas da cessão onerosa.