A Prefeitura de Penedo por meio da SEMTHAS – Secretaria Municipal do Trabalho Habitação Assistência Social, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e o Conselho Tutelar, realizaram nessa terça-feira, 12 de junho, a 2ª Caminhada contra o trabalho infantil com o lema “Criança não trabalha, criança dá trabalho” em defesa dos direitos humanos e da justiça social para as crianças.
A caminhada partiu da Praça Clementino do Monte e chegou à orla ribeirinha da cidade, onde os participantes se concentraram na Praça 12 de Abril.
Além das crianças atendidas pelo programa, a Secretária de Assistência Social, Ana Maria Cruz, os coordenadores municipais e representantes da comunidade em geral participaram da caminhada numa demonstração de apoio a essa iniciativa.
De acordo com a coordenadora do PETI, Andrea Roberts de Melo Jardim, esse é um trabalho de conscientização, pois as crianças precisam estudar e o trabalho infantil não contribui em nada para o crescimento intelectual delas.
A Secretaria de Assistência Social agradeceu a presença de todos e falou da importância de unir forças no combate ao trabalho infantil, pois é necessário que as crianças aproveitem o período da infância para estudar, pois disto dependerá o futuro de cada um deles.
Atendimento
O PETI atende cerca de 300 crianças entre 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, objetivando retirá-las do trabalho infantil por meio da educação, esporte e lazer para tentar mudar a realidade vivida por eles.
O programa funciona no turno oposto ao que a criança estuda, desenvolvendo atividades esportivas como karatê, natação, aulas de informática, sendo brevemente implantado o projeto “Viva o Circo”,que desenvolverá atividades circenses como dança e flauta mágica.
É importante destacar ainda, que são oferecidas aos alunos duas vezes a cada turma, uma refeição balanceada, recomendada e acompanhada por uma nutricionista.
