Cine tem como objetivo criar vínculos e sensibilizar a população
Dezenas de pessoas em situação de rua participaram, na noite desta quinta-feira (02), de mais uma edição do Projeto Cine Rua, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Com a exibição de filme, profissionais da Semas levam entretenimento e orientação para quem faz das ruas da capital local de moradia.
O Cine Rua tem como objetivo criar vínculos e sensibilizar a população em situação de rua com a exibição de filmes. Esta edição do Cine Rua aconteceu na Feirinha do Tabuleiro e teve como foco a discussão sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A população de rua da região da Feirinha foi convidada pelos profissionais da Semas para participarem da atividade, onde foi exibido o média-metragem “O Silêncio de Lara”, que conta o drama de uma adolescente de 14 anos que sofre abuso sexual desde a infância e resolve acabar com o segredo que a angustiava.
Após a exibição do filme, foram feita uma apresentação e uma roda de conversa sobre a temática. “Nossa intenção é utilizar a projeção de filmes para atrair a população de rua, discutir temas relevantes para este público e, através desta aproximação, conseguir dar orientação e encaminhamentos que contribuam para o resgate do projeto de vida deles e, consequentemente, para a retiradas destas pessoas da vulnerabilidade extrema”, destacou a coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social da Semas, Priscila Guimarães.
As sessões do Cine Rua acontecem uma vez por mês em locais selecionados pela equipe formada por assistentes sociais, psicólogos e técnicos da Semas.
0800
Instrumento de fundamental importância para o sucesso dos trabalhos executados pela Abordagem Social, em Maceió, o 0800 da Semas é o principal canal por meio do qual o maceioense pode contribuir, de maneira direta, com o encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços oferecidos pelo poder público.
Pelo 0800 284 8048, qualquer cidadão que se deparar com pessoas ou famílias em situação de rua pode acionar as equipes de Abordagem Social, que os profissionais estão preparados para atender toda a demanda que vem da chamada “busca ativa”.
A contribuição com o trabalho da Assistência Social pode ser dada, pelo 0800 284 8048, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Além das cinco equipes de Abordagem Social, a Semas conta com dois Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e a Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto para atendimento da população em situação de rua em Maceió.
