×

Política

Pesquisas devem incluir quem consta de lista de registros de candidatura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que todos os nomes de todos aqueles que constem de edital ou lista de registros de candidatura publicados deverão ser incluídos nas pesquisas de opinião pública, feitas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado. A decisão vale a partir desta quinta-feira, 18.

Também esta quinta marca o prazo final para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) decidirem sobre os recursos interpostos contra a nomeação dos membros das mesas receptoras e pessoal de apoio logístico dos locais de votação. A data também é a limite para as cortes eleitorais regionais decidirem sobre os recursos interpostos contra a designação dos locais de votação, observado o prazo de três dias da chegada do recurso no tribunal.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), informou que desde a última segunda-feira (15), está funcionando em horário especial em razão do início do período eleitoral. Em todos os cartórios eleitorais, incluindo o Fórum Eleitoral de Maceió, e na Secretaria do Tribunal, o expediente será do meio-dia às 19h durante a semana e das 15 às 19h aos sábados, domingos e feriados.

Sobre a questão das pesquisas de opinião pública, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcisio Vieira de Carvalho Neto disse o eleitor precisa ter as informações na máxima verticalidade possível para fazer escolhas sensatas e destacou a importância da apresentação da lista de candidatos junto aos consultados na pesquisa. “Essa regra é importante, porque a democracia, como sempre preconizou [Norberto] Bobbio [historiador do pensamento político], é o governo do público em público”, afirmou.