O produto de duas pesquisas do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) de 2013, com a participação de profissionais do Centro Universitário Cesmac, foi lançado em solenidade realizada na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, no bairro Farol.
A iniciativa resultou na confecção do Atlas Digital Prognóstico do Câncer de Boca, da professora Sônia Ferreira e o Memento Fitoterápico e da Cartilha de Plantas Medicinais, tendo a frente Kristiana Mousinho e Aldenir Feitosa.
A assessora técnica da Sesau, Fátima lima, que representou a Gerência de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), afirmou que o resultado das pesquisas é importante, porque contribuirá para qualificação da saúde pública e para promoção do conhecimento e a execução de ações e políticas voltadas para o setor. Ela destacou que as pesquisas do PPSUS aprovadas nesses últimos anos têm dado resultado positivo e estão beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde.
“Incentivar à pesquisa e o aprimoramento dos profissionais do Cesmac é a meta da direção da instituição”, destacou o vice-reitor Douglas Apratto, que ressaltou a importância do PPSUS. Ele destacou que o programa contribui para melhoria da saúde no Estado. Segundo ele, o produto dos dois projetos dará uma contribuição importante para os usuários que utilizam o serviço público de saúde.
A coordenadora do projeto Fitoterápico, que resultou na confecção do Memento Fitoterápico e da Cartilha de Plantas Medicinais, Aldenir Feitosa, disse que a pesquisa foi desenvolvida em uma unidade de saúde, em Marechal Deodoro, onde foi realizada uma avaliação sobre os profissionais e usuários conheciam e faziam uso da fitoterapia.
Durante a análise chegaram à conclusão que apenas a população utiliza diariamente os recursos das plantas medicinais, enquanto os profissionais alegaram que durante a vida acadêmica e profissional não foram orientados a fazerem o uso desses recursos.
Após essa avaliação, Aldenir Feitosa e os demais pesquisadores decidiram confeccionar dois produtos que pudessem auxiliar tanto aos médicos como os usuários, a terem mais informações sobre as potencialidades das ervas. Para a área médica foi confeccionado o Memento Fitoterápico e para população a Cartilha de Plantas Medicinais. Participaram também da pesquisa, além de Kristiana e Aldenir, Ianara Freitas; Saskya Araújo, Clemens Fortes e Erivânia Meirelles.
A pesquisa sobre o prognóstico de câncer de boca, conduzido por Sônia Ferreira e, que resultou na confecção do Atlas Digital, foi realizado em dois centros médicos de Maceió (PAM Salgadinho e Santa Casa). A pesquisadora disse que, durante o processo de análise detectou que o paciente com esse tipo de câncer morre nos primeiros 500 dias, após detectar o mal. E entre os doentes, a maioria é homem e oriundo do interior do Estado.
