O Ministério do Turismo (MTur) encomendou à Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, um levantamento dos resultados e impactos de desenvolvimento alcançados no Brasil pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Para isso, pesquisadores da FVG estão circulando pelas regiões brasileiras a fim elaborar um parecer para o Mtur.
Em Sergipe desde o início da semana passada, a pesquisadora da FVG, Camilla Paranhos Rezende está fazendo estudos em duas regiões do estado. “Estamos realizando, vista técnica e entrevistas com empresários, secretários, receptivos, verificando a estrutura ambiental e saneamento no Polo dos Coqueirais e no do Velho Chico”, informou.
Nesta segunda, 25, a pesquisadora esteve na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), onde ouviu o secretário Elber Batalha, o coordenador do Prodetur, Joab Almeida e a consultora de turismo do Sebrae, Bianca Esperidião. Ainda de acordo com a pesquisadora da FVG, todo esse levantamento que está sendo feito em Sergipe representará a unificação das metodologias utilizadas por estados e municípios na apresentação de resultados e prestação de contas ao final da aplicação dos recursos. “São exigências do programa e somente desta forma saberemos se houve algum retorno positivo após todo o investimento realizado pelo Prodetur”, esclareceu Camilla.
Após a divulgação da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, que iniciou há apenas 20 dias com o apoio do Ministério do Turismo, é que o levantamento dos indicadores possibilitará a avaliação do desenvolvimento da atividade turística nos 43 polos distribuídos nos 433 municípios alcançados pelo Prodetur em todo Brasil.
Prodetur
O Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) é um programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo para incitar a estruturação da atividade turística de forma sustentável no país, através de um plano para as regiões turísticas. A partir deste planejamento são propostas interferências públicas a serem inseridas de forma a construir uma verdadeira alternativa econômica geradora de renda para a população local.