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Negócios/Economia

Pesquisa registra variação no preço dos produtos típicos na Semana Santa

Pesquisa levou em consideração os produtos mais consumidos no período festivo

A chegada da Semana Santa fez com que muitos dos estabelecimentos comerciais reajustassem seus preços na tentativa de faturar um pouco mais nesta época festiva. É o que aponta o estudo realizado pelos pesquisadores do Índice de Preço ao Consumidor (IPC) da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), divulgado nesta quarta-feira (27).

A pesquisa levou em consideração os produtos mais consumidos no período festivo, nos cinco principais supermercados da capital alagoana, entre os dias 26 de fevereiro a 26 de março de 2013. Durante o estudo, foram registrados 86 produtos ligados diretamente à festividade.

“Os dados compreendem não apenas os tradicionais ovos de páscoa, caixas de bombom, vinhos e peixes, mas também contemplou a sardinha em lata, azeitona, palmito, alface, repolho, cebola, leite de coco e ovos de galinha, que normalmente são itens agregados aos preparativos dos pratos típicos da época pascal”, explica o diretor de Estudos e Pesquisas da Seplande, Anderson Henrique dos Santos.

Com o aumento da demanda no período, pescados como o sururu (12,16%), típico de nossa região, e os peixes dourado (14%), filé de merluza (1,68%), bacalhau porto (2,22%) tiveram oscilações positivas de preços. A sardinha em lata (5,17%) também registrou um aumento de preço.

Entretanto, o consumidor também pôde observar diminuição de preços de alguns peixes. É o caso da sardinha fresca (-16,02%), do bacalhau saith (-13,10%), filé de tilápia (-1,64%), salmão (-12,09%), cavalinha inteira (-4,15%), e da serra (-10,01%). O bacalhau fresco, que também é um pescado muito apreciado na época, não apresentou variação percentual nos estabelecimentos pesquisados.

Os itens que são ingredientes para preparo dos pratos típicos do período, como a bacalhoada portuguesa e os legumes grelhados com molho cremoso também foram pesquisados. Dentre eles, a cebola foi produto de maior variação percentual positiva, com 29,33% e a azeitona o menor, com 0,89%.

Em relação aos ovos de páscoa, a diferença nos preços varia de acordo com as marcas, que a cada ano inovam em seus produtos, incluindo novos sabores ou brindes direcionados ao público infantil. Desta forma, o produto apresenta variação percentual simples de 2,72%. As caixas de bombons, substituto dos ovos de chocolates, tiverem um aumento no preço de 3,30%. Já o vinho, que passa a ser a bebida mais consumida na ocasião, registrou 2,70% de aumento em seus preços.