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Negócios/Economia

Pesquisa indica que 82% dos entrevistados vão presentear no Dia das Mães

A Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Mães em Maceió, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), aponta que 82% dos entrevistados manifestaram intenção em presentear no Dia das Mães, no próximo domingo (08).

Os presentes mais cotados são de caráter pessoal como vestuários (21,8%), sapatos/bolsas (19,5%), perfumes e cosméticos (15,6%), flores (14,7%), celular (8,2%). Do total de 26 itens.Já 18% dos entrevistados afirmaram que não vão às compras.

A maioria dos consumidores deve realizar as compras nos shoppings (55%), nas lojas do centro da cidade (38%), galerias comerciais (5,9%), supermercados (4,3%), internet (4%) e outros (2,6%). A escolha do local de compra é definida pelas promoções (34,9%), preço (24,3%), variedade (13,6%), qualidade dos produtos (8,7%), entre outros motivos. Boa parte dos entrevistados (40%) afirmou não ter um dia específico da semana definido para fazer as compras. No entanto, 18% preferem o sábado para ir às compras.

As faixas de consumo em termos de gastos apontam que os consumidores pretendem gastar entre R$ 51 a R$ 100 (23,2%), até R$ 50 (18,8%), entre R$ 101 a R$ 150 (13%), entre R$ 251 R$ 300 (12,8%). Em relação à forma de pagamento, a maioria deve utilizar cartões de crédito (55%), pagamentos a vista em dinheiro (42,6%) e cheques apenas 2,1%.

Quanto ao perfil econômico dos entrevistados, 78% estão enquadrados como consumidores das classes “D” e “E”. A renda familiar de 60,3% dos entrevistados fica entre dois a cinco salários mínimos; até um salário mínimo (17,6%); entre seis a dez salários mínimos (14,2%) e acima de dez salários mínimos (7,9%).

Em relação à escolaridade, 88% do grupo pesquisado têm no mínimo o Ensino Médio. Por isso, esses consumidores são mais exigentes em relação aos produtos e serviços a serem adquiridos.

Quanto aos bairros onde os entrevistados residem, a pesquisa indica que a frequência está em bairros de maior população da capital, como: Farol (15,2%), Tabuleiro (11,5%), Serraria (9%), Jatiúca (7,3%) e Jacintinho (6,1%).

A pesquisa elaborada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) indica que as comemorações no Dia das Mães devem ocorrer em um ambiente familiar, sendo em casa (39,8%), residência dos pais (42,7%), casa de parentes (7,1%), residência de amigos (2,3%), outros (1,6%). Apenas 6,6% afirmaram que irão a um restaurante.

Na análise do consultor econômico da Fecomércio e professor da Ufal, Fábio Guedes, as vendas do comércio no Dia das Mães e o perfil do comportamento do consumidor alagoano não se diferem muito da realidade e das perspectivas apontadas para o plano nacional.

Em comparação com pesquisas realizadas por outras Federações do país, o comércio varejista em Alagoas pode superar ou ficar muito próximo da média nacional e regional em termos de volume de vendas. Os meses de maio dos anos anteriores já demonstraram esse movimento. “O clima parece muito favorável para a continuidade do crescimento do setor nesse primeiro semestre de 2011, apesar das políticas econômicas mais restritivas adotadas pelo governo recentemente”, avalia Fábio.

O Instituto Fecomércio entrevistou 700 pessoas, sendo 46% do sexo masculino e 54% do sexo feminino, entre os dias 28 e 29 de abril. Os entrevistados têm entre 25 e 34 anos (29,1%); 18 e 24 anos (26,1%); entre 35 e 44 anos (21,9%) e acima de 45 anos (22,8%).

A pesquisa completa, inclusive com os gráficos, está no endereço [www.fecomercio-al.com.br], no hotsite do Instituto Fecomércio.