Pesquisa feita pelo instituto Ibrape sobre a intenção de voto dos alagoanos em uma eventual disputa pelo governo de Alagoas, nas eleições de 2014, aponta o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) na liderança das intenções de voto para suceder o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Segundo o levantamento, se as eleições fossem hoje, Renan ficaria em primeiro lugar, com 39% das intenções de voto. Ele tem 16 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o também senador Benedito de Lira (PP), que obteve 23%.
O atual vice-governador José Thomaz Nonô (DEM) é o terceiro colocado na pesquisa Ibrape, com 9% das intenções de voto. Apenas os nomes de Renan, Benedito e Nonô foram apresentados aos eleitores para que escolhessem em quem votariam para governador. Brancos, nulos e indecisos somam 29%. Na pesquisa, o Ibrape ouviu os eleitores sobre um eventual segundo turno entre Renan e Benedito de Lira. O senador do PMDB alcançou 42% das intenções de voto contra 26% do pepista. Votos em branco/nulos ou indecisos somam 32%.
Já na simulação de segundo turno contra Thomaz Nonô, o senador Renan Calheiros teria 50%, contra 14% do atual vice-governador. Brancos/nulos e indecisos somam 36%. Em um eventual segundo turno entre Benedito de Lira e Nonô, o candidato do PP teria 41% contra 18%. Brancos, nulos e indecisos somariam 41% dos votos.
Disputa sem Renan
Na pesquisa, o Ibrape fez um levantamento da disputa pelo governo sem a presença do senador Renan, com o PMDB apresentando outros nomes. Nessa hipótese, o deputado federal Renan Filho aparece na frente, com 29%, seguido do senador Benedito de Lira, com 18%. O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) obteve 7%, o ex-vice-governador José Wanderley (PMDB) e o atual vice José Thomaz Nonô (DEM) teriam 5% e o deputado federal Alexandre Toledo (PSDB) ficou com 2%.
Dos entrevistados, 34% não sabem ou não opinaram.
Senado Federal
A pesquisa realizada pelo Ibrape ouviu também os eleitores sobre intenção de voto na disputa pela única vaga de senador que Alagoas terá na eleição de 2014. O senador Fernando Collor (PTB) lidera a corrida, com 31% das intenções de voto, seguido de perto pela vereadora por Maceió e ex-senadora Heloísa Helena (PSol), com 28% – um empate técnico. O atual governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) aparece em terceiro, com 20%. Nessa questão, eleitores indecisos,brancos e nulos somam 21%.
Presidência da República
Sobre a intenção de voto para a Presidência da República, a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Ela lidera as intenções de voto em Alagoas, com 57%, seguida de longe pela ex-senadora Marina Silva – que ainda tenta registrar no TSE seu novo partido, o Rede Sustentabilidade – com 11%. O senador tucano Aécio Neves ficou com 6% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 5% das intenções de voto. Indecisos, brancos e nulos somam 21%.
A pesquisa do Ibrape foi realizada entre os dias 20 e 24 de agosto e ouviu 2 mil eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados eleitores das regiões Agreste, Mata, Sertão, Sul, Norte e Grande Maceió.