×

Política

Pesquisa do Ibope mostra que Renan Filho pode vencer eleições no 1º turno

Candidato ao Governo pelo PMDB cresceu nas pesquisas

O instituto Ibope divulgou na noite desta quinta-feira, 14, o resultado da pesquisa encomendada pela TV Gazeta de Alagoas a respeito da preferência do eleitorado alagoano. Os dados mostram que o candidato do PMDB, Renan Filho, pode vencer as eleições de outubro no 1º turno.

Na pesquisa estimulada, o peemedebista lidera com ampla vantagem. O candidato recebeu 42% das intenções de voto contra 23% do segundo colocado, o candidato Benedito de Lira (PP). O candidato Júlio Cezar (PSDB) e Mário Agra (Psol) aparecem com 2% das intenções de voto.

Os candidatos Coronel Goulart (PEN), Golbery Lessa (PCB), Luciano Balbino (PTN) e Joathas Albuquerque (PTC) pontuaram 1% cada. À época da pesquisa, o PTC ainda não havia formalizado a saída de Joathas Albuquerque da disputa. Brancos e nulos somam 16%. Não sabe ou não respondeu 11%.

Na pesquisa espontânea, 13% dos eleitores disseram votar em Renan Filho; 9% afirmaram votar em Benedito de Lira; 1% em Mário Agra; 4% apontaram outros nomes. Brancos e nulos somam 19%. Já 54% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam. O Ibope perguntou também em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum.

Renan Filho foi apontado por 21% dos entrevistados; Benedito de Lira aparece em segundo, com 18%; Coronel Goulart é o terceiro, com 12%; em seguida, aparece Júlio Cezar, com 11%; Golbery Lessa, Luciano Balbino e Mário Agra têm 9% de rejeição cada; Joathas Albuquerque tem 8%. O item “Não sabe ou não respondeu” soma 30%, enquanto “Poderia votar em todos” soma 20%.

No quesito “Quem sairá vitorioso, independente do voto”, 47% dos entrevistados disseram que Renan Filho será o próximo governador. Já para 17%, o candidato Benedito de Lira venceria a disputa; Júlio Cezar, Luciano Balbino e Mário Agra tiveram 1% cada, enquanto Coronel Goulart, Golbery Lessa e Joathas Albuquerque não pontuaram neste item. Já 32% dos eleitores disseram não saber ou não opinaram.

Interesse pelas eleições

A pesquisa também investigou o interesse da população alagoana pelas eleições. Os números revelam que 34% dos entrevistados afirmaram ter pouco interesse pelo pleito. Outros 32% disseram ter nenhum interesse pelas eleições. Apenas 13% afirmaram ter “muito interesse”, 19% disseram ter “interesse médio”, 1% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam ao questionamento.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 10 e 12 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores, em 39 municípios. O nível de confiança utilizado no levantamento é de aproximadamente 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº AL-00006/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00368/2014.

Comparativo

Na última pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada no dia 1º de junho, Renan Filho (PMDB) aparecia com 35%; Benedito de Lira (PP), com 25%; Eduardo Tavares (PSDB), com 4%; e Mário Agra (Psol), com 2% das intenções de votos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o protocolo AL-00004/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo BR-00135/2014.

A pesquisa Ibope para o Senado e para a Presidência será divulgada nesta sexta-feira, 15, no ALTV 1ª Edição.