×

Alagoas

Estado de Alagoas tem uma das gestões mais bem avaliadas do país, segundo pesquisa

Renan Filho, ex-governador de Alagoas

O Instituto Exata de Opinião Pública realizou uma pesquisa exclusiva, que foi divulgada nesta quarta-feira (11), e aponta que a gestão do ex-governador Renan Filho (MDB) está como a segunda mais bem avaliada dentre todos os estados do Brasil. 62,4% dos entrevistados aprovam o Governo de Alagoas, bem acima da média nacional, de 42,1%, ficando abaixo apenas da avaliação positiva do Ceará, que obteve 68,3%.

Durante o estudo, que aconteceu entre os dias 22 de abril e 1º de maio de 2022, os interrogados responderam a seguinte pergunta: “De maneira geral, você aprova ou desaprova o governo do seu estado?”. A pesquisa feita em todo o país contabiliza 15.600 entrevistas, realizadas através de um programa telefônico, mesma tecnologia utilizada por grandes institutos brasileiros de pesquisa.

O estado de Alagoas registrou ainda um dos menores índices de desaprovação dentre os demais estados, com 24,1%, ficando novamente atrás apenas do Ceará, que por sua vez obteve 23,4%. Todos os outros estados brasileiros tiveram suas gestões desaprovadas por uma taxa superior a 30% dos entrevistados.

O Instituto Exata/OP foi fundado no ano de 1999 e está sediado em Brasília, no Distrito Federal. De acordo com a entidade, esta pesquisa não tem propósito eleitoral nem caráter político, apenas o intuito de examinar a opinião dos cidadãos de cada estado sobre seus governos locais.

Como o levantamento não faz nenhuma pergunta de cunho eleitoral, nem objetiva a medição do quantitativo de intenções de votos, não foi necessário o registro junto à Justiça Eleitoral.

Apesar de terem sido muito bem avaliados pelos cidadãos, os estados de Alagoas e Ceará vivem realidades políticas diferentes, em relação à transmissão do poder. Enquanto o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), renunciou ao cargo e sua vice, Isolda Cela (PDT), assumiu o mandato e é pré-candidata a reeleição, em Alagoas uma persistente batalha judicial segue impedindo a nomeação oficial do novo governador tampão do estado, que segue sendo provisoriamente gerido pelo desembargador Klever Loureiro.

Confira os recortes da pesquisa: