Uma pesquisa feita por uma organização de investigação mexicana Consejo Ciudadano para La Seguridad Publica Y La Justiça do México e divulgada pela filial da rede americana de televisão CNN no México, aponta Maceió como a sexta cidade mais violentas do mundo. O estudo mediu o número de homicídios em cidades com mais de 300.000 habitantes.
San Pedro Sula (Honduras), Acapulco (México) e Caracas (Venezuela) estão entre as três primeiras cidades. Em seguida aparece Distrito Central (Honduras), Torreón (México), Maceió (Brasil), Cali (Colombia), Nuevo Laredo (México), Barquisimeto (Venezuela) e João Pessoa (Brasil).
Segundo a pesquisa divulgada em vídeo, Maceió tem uma taxa de 85,88 homicídios por cada 100 mil habitantes, enquanto João Pessoa tem 71,59 assassinatos pela mesma quantidade de habitantes.
A maioria das 50 cidades que aparecem na lista estão localizadas na América Latina. O apresentador do programa, Rafael Romo, chama a atenção para a grande quantidade de mortos nessas cidades e pela falta de investimento financeiro no combate ao trafico de drogas.
No início do mês, o Mapa da Violência 2013 apontou o Estado de Alagoas como o mais violento do país, seguido do Espírito Santo, Pará, Bahia e Paraíba. Segundo dados do próprio mapa, os estados de Alagoas, Bahia e Paraíba estão entre os cinco que mais sofreram com o aumento da violência na década.
Segue o link da reportagem da filial da rede americana de televisão CNN no México http://mexico.cnn.com/videos/2013/03/27/cuales-son-las-ciudades-mas-violentas-del-mundo
