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Negócios/Economia

Pesquisa aponta satisfação dos clientes em relação aos serviços do Itec

Em pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) com consultoria do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), os serviços de Datacenter prestados pelo Itec obtiveram um resultado de satisfação de 100%. Além do Datacenter foi analisada a satisfação de serviços como sistemas, sites, parecer técnico, links e acesso à internet.

Para medir a satisfação com os serviços de Datacenter, foram levantadas questões sobre disponibilidade dos serviços, comunicação dos sistemas com o Datacenter, qualidade do serviço, suporte e a satisfação geral. “O resultado nos animou bastante a continuar prestando um bom serviço e a melhorar cada vez mais. O Itec continuará buscando melhorias que aumentem o grau de satisfação dos nossos clientes, pois, só assim, temos a certeza que estamos sendo bem vistos, aumentando a nossa responsabilidade na prestação de um serviço de qualidade”, frisou o diretor de Infraestrutura e Operações do Itec, Alberto Paes.

Já a satisfação geral em relação aos sistemas do Itec ficou em 69%, contendo também questionamentos sobre utilidade, otimização de serviços, inovação, automatização, interação entre os diferentes sistemas, estabilidade, segurança, entre outros.
Quanto aos sites desenvolvidos pelo Itec a satisfação geral ficou em 76%, variando em 72% para intranet e blogs e 69% para o serviço de newsletter. Na parte de sites foram levantadas questões como facilidade de colocar conteúdo, layout, disponibilidade, serviços, prazos e entregas.

Os serviços de parecer técnico tiveram um índice de satisfação de 64,7%, mas a questão de atendimento à necessidade registrou índice de 93%. O serviço com percentual de satisfação negativo ficou para os links e acessos à internet, que teve índice de satisfação de 37% e de insatisfação de 41%.

O Itec reconhece a deficiência em relação à velocidade da internet e deve melhorar estes índices com o novo contrato de Infovia que está para ser licitado este ano. “A pesquisa confirmou um problema que estamos tentando resolver há dois anos. Lançamos o projeto da nova Infovia em agosto de 2012 e está para ser licitada este ano, precisamos ficar atentos a esta licitação, tendo em vista ser um íten de interesse coletivo e que beneficiará a todos os órgãos da administração pública”, ressalta o diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira.

A pesquisa de satisfação é resultado da implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), iniciado em abril de 2013 que teve consultoria da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do MAC. “A aplicação desta pesquisa está alinhada aos trabalhos que o Itec vem realizando para a melhoria da gestão, utilizando para isso o Modelo de Excelência da Gestão”, explica o consultor do MAC, Juliano Zimmermann.

“As pesquisas foram aplicadas considerando as necessidades e expectativas de cada um dos clientes de acordo com os produtos e serviços disponibilizados. A próxima etapa é a elaboração de planos de ação para tratar os resultados com os desempenhos menos favoráveis, para reverter esta situação e melhorar continuamente a satisfação dos clientes e a qualidade dos serviços e produtos ofertados pelo Itec”, completa Zimmermann.