×

Alagoas

Pescadores se surpreendem com a boa pesca em Piaçabuçu

Pescadores mostram o tamanho dos peixes

Pescadores da Colônia Z-19 do município de Piaçabuçu têm se surpreendido com a boa pescaria que estão conseguindo realizar no Rio São Francisco neste mês de agosto. Após anos de uma pesca reduzida por conta das inúmeras barragens que terminam por prejudicar a piracema do peixe (período de desova) os integrantes da colônia Z-19 puderam então comemorar a maior pesca dos últimos anos.

Esta semana, em um único dia, o pescador José Heleno dos Santos, de 62 anos, conseguiu pescar 50 bagres que juntos pesaram quase 250 kg. “Nós saímos para pescar como de costume, mas para nossa surpresa a maré estava boa pra peixe e nós conseguimos esse feito que há muito não é visto por aqui”, disse o pescador.

Senhor José Heleno, pescador antigo na cidade, estava em companhia dos filhos conhecidos como Galego e Luciano quando já às margens do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, começou a perceber que algo diferente estava acontecendo naquele dia. “Tivemos que improvisar para conduzir em nossa canoa todo o pescado para a margem”, afirmou um dos filhos.

Ao chegar ao porto de Piaçabuçu a quantidade do pescado começou a despertar a atenção de outros pescadores e da comunidade em geral que ficou atônita e sem saber a que atribuir o fato de tantos peixes estarem tão próximos às margens do São Francisco. O pescado foi conduzido direto para a balança da colônia Z-19 e comercializado por cerca de R$ 1 mil reais.

Mesmo com a venda imediata, ainda sobrou peixe para o consumo da família dos pescadores e também para presentear alguns amigos como agradecimento a Deus por aquilo que eles consideraram um “presente divino”, lembrando a parábola bíblica dos pescadores sem peixe.