Prefeito Dalmo garantiu apoio total aos pescadores
Pescadores do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, se reuniram na manhã desta terça-feira, 17, com o prefeito Dalmo Santana Júnior (PSB), secretários municipais e três dos nove vereadores do município para discutir a prorrogação do prazo estabelecido pelos Ministérios Público Federal e do Trabalho para a adequação dos barracões utilizados pelos trabalhadores na época da pesca.
De acordo com o prefeito Dalmo Júnior um terreno já foi doado aos pescadores e no mais curto espaço de tempo, novos barracões estarão sendo construídos no Povoado Céu para atender a demanda dos pescadores que tiram seu sustendo do mar e atualmente encontram-se impedidos de proceder as atividades rotineiras com o pescado que chega nos barcos de pesca.
Os embargos determinados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em fábricas de gelo e barracões de beneficiamento de pescado instalados no Pontal do Peba, tem se arrastado desde o mês de março de 2011, tendo o chefe do executivo municipal desde lá, enfrentado uma verdadeira ‘via crucis’ para tentar solucionar o problema e evitar que os pescadores sejam ainda mais prejudicados. Dalmo Júnior chegou a viajar pra Brasília com o objetivo de explicar o fato ao presidente do Ibama, o advogado gaúcho Curt Trennepohl, e na oportunidade tentar resolver os problemas causados na comunidade por conta da interdição das duas fábricas de gelo e dois barracões de beneficiamento de pescado.
Desabafo
Para o senhor João Francisco que há nove anos trabalha nos barracões do povoado, o problema é sério e tem deixado vários pais de família sem dormir direito. O trabalhador lembrou a Dalmo Júnior, em entrevista concedida à Rádio Penedo FM, garantiu que se por acaso o problema persistisse até o final do defeso, a prefeitura construiria fossas para que os barracões pudessem despejar suas águas servidas, no entanto, a declaração foi confirmada pelo chefe do executivo, que afirmou cumprir a promessa diante da liberação dos próprios órgãos governamentais que já alertaram sobre a construção indevida das fossas para os barracões.
Apoio do CBHSF
A reunião desta terça, contou com a presença do secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, que se solidarizou com os pescadores e se colocou a disposição do prefeito Dalmo Júnior para ajudar no que for necessário, objetivando ter uma rápida solução para os trabalhadores que vivem o drama de não poderem trabalhar normalmente devido aos embargos sofridos na comunidade.
Comissão
A reunião foi finalizada com a indicação de alguns nomes para forma uma comissão que deve viajar nesta quarta-feira, 18, à capital alagoana, com o objetivo de procurar os órgãos competentes e tentar sensibilizá-los da necessidade de ampliar o prazo dado para a adequação dos espaços de trabalho, a fim de que todos possam desenvolver suas atividades normalmente até que os novos barracões sejam construídos e o problema solucionado em definitivo.
