×

Alagoas

Pescadores de São Brás, Colégio e Traipu recebem equipamentos de pesca

Equipamentos são doados para pescadores da região do Baixo São Francisco alagoano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) continua na próxima sexta-feira, 19, a entrega de motores de rabeta e de apetrechos de pesca aos pescadores artesanais que residem em municípios ribeirinhos alagoanos. Dessa vez, serão contemplados pescadores de São Brás, Porto Real do Colégio e Traipu que receberão equipamentos adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Joaquim Beltrão no valor de R$ 325 mil.

De acordo com a assessoria da Codevasf, a Colônia de Pescadores Z-36, situada em São Brás, será a primeira a receber os equipamentos. A cerimônia de entrega dos motores de rabeta e dos apetrechos terá início às 10 horas, na sede da colônia. Em seguida, será a vez dos pescadores da Colônia Z-35, em Porto Real do Colégio, receberem os equipamentos, na sede da colônia, às 14 horas. Já às 19 horas, na sede da Colônia Z-18, os pescadores artesanais de Traipu receberão os equipamentos.

Devem participar das solenidades o deputado federal Joaquim Beltrão; o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, engenheiro de pesca Alexandre Delgado, os prefeitos de São Brás, Antônio Costa Borges Neto, e de Traipu, Marcos Antônio dos Santos, a prefeita de Porto Real do Colégio, Maria Rita Bomfim Evangelista, a presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal), Maria Eliane Morais, além de vereadores, técnicos da Codevasf e pescadores artesanais.

A aquisição e entrega dos equipamentos atendem pedido da Fepeal à Codevasf e têm como objetivo o fortalecimento da pesca artesanal nos municípios do Vale do São Francisco alagoano. Os motores de rabeta e apetrechos de pesca foram repassados à Federação dos Pescadores, que ficou responsável por distribuí-los entre as colônias de pescadores.

A entrega dos equipamentos nesses três municípios encerra o processo que teve início em julho deste ano com a Colônia de Pescadores Z-26 em Delmiro Gouveia. Também foram contempladas as Colônias Z-19 em Piaçabuçu, Z-20 em Pão de Açúcar, Z-37 em Feliz Deserto, Z-30 em Piranhas, Z-34 em Belo Monte, e Z-12 em Penedo.