Pescadores coruripenses da Colônia Z -10 participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço da construção do prédio onde funcionará a balança de pesagem do pescado, no Pontal do Coruripe, nesta quinta-feira (17), às 19h. O novo prédio contará com mesa para limpeza do pescado, equipamento para armazenar o produto, escritório que fará todo o controle administrativo e um veículo. Orçado em 166 mil reais, o projeto será viabilizado através do Ministério da Pesca e Aquicultura, por meio de emenda do deputado federal Joaquim Beltrão.
“O novo local de pesagem vem para atender uma reivindicação dos pescadores. Essa assinatura representa um ganho para a comunidade pesqueira. Estamos intensificando os trabalhos em conjunto com o presidente da Côlonia e as associações de Barreiras, Miaí de Cima e Miaí de Baixo”, destacou o secretário da pasta de Turismo e Pesca, Manoel Otávio ( Tavico).
De acordo com o presidente da Côlonia Z-10, José Arnaldo, o número de mulheres vêm aumentando na atividade pesqueira. ” Entre pescadores e marisqueiras, as mulheres têm nos procurado para realizar o cadastro que permite a atividade de forma correta. Aproveitamos este momento para agradecer a equipe da prefeitura e reforçar o pedido de alguns equipamentos para otimizar nosso trabalho”, disse.
Na oportunidade, o prefeito Marx Beltrão, informou que já está sendo providenciado algumas ações para o setor, como por exemplo, a troca do piso do prédio na Barreiras, e em breve a fábrica de gelo. “Estamos investindo em infraestrutura para que vocês possam trabalhar com segurança quanto à pesagem do pescado, garantindo que o consumidor não seja lesado. Quero reforçar o quanto é importante as associações estarem unidas com intuito de desenvolver atividades na região”, frisou. Marx lembrou do projeto do Centro das Artesãs do Pontal, que aguarda liberação do recurso pela Caixa Econômica Federal, previsto para o dia 03 de julho. O evento contou com a presença do deputado federal, Joaquim Beltrão, vereadores e secretários municipais.
CASA SURPRESA
Após o encontro, Marx Beltrão seguiu a programação de entrega “surpresa” de casas, com apoio do secretário de Habitação, João Leôncio. Foram entregues de forma simbólica, 12 unidades habitacionais, para famílias que não aguardavam para esta remessa, realizar o sonho da casa própria. Barro Preto I e II, Ilha das Cobras e Centro, foram os lugares contemplados. Nesta sexta-feira (18), está prevista a entrega de mais casas. Ao todo, 55 casas serão entregues.
Os moradores terão nova residência no Conjunto Habitacional Prefeito Joaquim Beltrão. A segunda etapa, foi entregue no início do mês, em evento, com a presença do pré-candidato ao governo de Alagoas, Fernando Collor.
” Através de denúncias, foi constatado que alguns moradores que receberam a casa própria, no início do mês, estavam programando vendê-la. A providência foi imediata, passamos a entrega para moradores que estavam em situação complicada e só iriam receber na terceira etapa. Estamos entregando para quem realmente precisa, nossa equipe está fiscalizando todo o processo”, concluiu o prefeito.
