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Cultura

“Personas íntimas” de Tchello d’Barros abre exposição no Café da Linda

Fotografias e gravuras digitais podem ser conferidas no espaço cultural

Dando continuidade à proposta do Espaço Cultural Café da Linda, dedicado às artes visuais, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) apresenta a partir da próxima terça (13), a exposição ‘Personas Íntimas’ que apresenta uma recente investigação do artista visual Tchello d’Barros.

Mediada por fotografias e gravuras digitais, a temática do anonimato é apresentada como contraponto ao fenômeno social, contemporâneo da síndrome das celebridades, com suas hiperexposições, máscaras sociais e personas públicas.

Obras e conceitos – A mostra apresenta 50 imagens, entre fotografias, gravuras digitais e fotomontagens, coloridas e Preto e Branco (P&B), onde, sempre a partir do recurso fotográfico, pessoas do cotidiano, fotografadas anonimamente — ou secretamente — são repaginadas e reinterpretadas. Isso permite com que novos personagens, em silhuetas abstratas, compondo um mosaico de figuras que, ao perderem sua identidade, assumem outras leituras e posturas, como no trabalho dos atores de teatro.

As fotografias da série Sombras de Dúvida são formadas por silhuetas em P&B de homens e mulheres anônimas, retratadas em ações cotidianas, diluídas em vultos não identificáveis. Não se pode saber quem são nem o que estão fazendo, mesmo assim são protagonistas da interação social de nosso cotidiano.

Na série Rostografias Efêmeras, as personalidades são decompostas ao serem mescladas com fotografias de restos de outdoors, cartazes descolados, muros descascados, pinturas publicitárias apagadas, restos de tinta de jangadas e afins. Tudo isso num comentário sobre a desfragmentação da personalidade do homem urbano frente aos apelos massificantes do mundo contemporâneo.

Já na coleção Efígies Anônimas, o registro fotográfico de fachos de luz refletidos em diversos suportes e texturas inscrevem silhuetas femininas numa atmosfera feérica, num lusco-fusco onde os planos de fundo e figura se unem, se fundem e se confundem.

O conjunto de imagens Anonimatio Involuntário, ainda que tenha em sua origem a imagem fotográfica, se traduz no recurso do desenho. São gravuras que acentuam traços ou semblantes de gente comum do dia a dia, nos afazeres do cotidiano, alheios ao ato fotográfico, que os captura, dissolve e ressucita em registro digital.

“Ao contrário de outras séries que tenho desenvolvido em fotografia e gravura, abordando questões sócio-identitárias (também a partir de elementos de anatomia), nessa coleção de imagens me parece que há uma diluição das identidades, uma rarefação das personalidades”, destaca Tchello d’Barros.