×

Alagoas

Peritos de Alagoas concluem curso de identificação de armas

Alunos atentos para fazer a avaliação final. A mesma cena que se iniciou nesta quarta-feira (5) vai se repetir até a próxima segunda (10), quando se encerra o curso de identificação de armas realizado pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A turma foi formada exclusivamente por servidores da Perícia Oficial de Alagoas.

No curso, os médicos legistas, peritos criminais, odontolegistas e técnicos forenses aprenderam em sete módulos técnicas para identificar tipos e modelos de armamentos e munições existentes e utilizados para cometer crimes. As aulas foram todas por meio do sistema de ensino à distância do ambiente virtual de aprendizagem do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Segundo o chefe do Núcleo de Ensino Integrado (Seds), Maria Suely Cavalcante Silva, o curso que possui 60 horas aulas é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com emissão de certificado pelo Ministério da Justiça. Ela explicou que a conclusão com prova presencial foi uma determinação da gestão de Brasília.

“Todos os alunos se inscreveram em dois cursos, mas apenas no de Identificação de armas foi solicitada a avaliação presencial. Ao todo, foram 102 alunos e, para facilitar o acesso, disponibilizamos os dois telecentros da Seds em Maceió e Arapiraca para a prova, que está sendo realizada com data, horário e local pré-agendados pelo próprio sistema”, explicou Suely Cavalcante.

O diretor geral da Perícia Oficial, João Alfredo, informou que a participação maciça dos integrantes do órgão foi fruto de um compromisso firmado entre a classe e o Governo do Estado. Com a qualificação profissional, os peritos garantem o recebimento da bolsa qualificação profissional.