×

Alagoas

Peritos Criminais do nordeste participam de curso em Alagoas

O curso está sendo custeado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública

A partir de hoje, 04, até a próxima sexta-feira, Alagoas estará realizando pela primeira vez um curso de Fotografia Forense. A solenidade de abertura da capacitação aconteceu às 8h na Faculdade Tiradentes (FITS) no bairro de Mangabeiras.

O curso que terá 40 horas/aulas está sendo custeado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça com apoio da Secretaria de Estado da Defesa Social. Participam da turma, profissionais de instituições periciais do Nordeste, sendo 20 da Paraíba, 09 do Rio Grande do Norte e 11 de Alagoas.

Segundo perito Severino Lira, assessor Especial e gestor de ensino da Perícia Oficial do Estado responsável pelo curso, a coordenação das atividades discentes ficará a cargo de dois representes da própria Senasp. E o corpo docente será formado por professores alagoano e de Porto Alegre;RS, todos também custeados pela secretaria nacional.

“O curso está previsto na matriz de responsabilidades do Plano Brasil Mais Seguro, compactuado pelo governo do Estado com o Ministério da Justiça. Durante o curso, os alunos terão aulas teóricas e praticas de fotografia forense, e ao final, todos serão submetidos a uma avaliação rigorosa”, afirmou o coordenador.

Na aula inaugural, os alunos foram recepcionados pelo diretor geral da Pericia Oficial do Estado, João Alfredo Guimarães, que deu as boas vindas destacando a importância da qualificação profissional e da perícia criminal no combate a criminalidade. Em seguida ele cedeu espaço para o advogado Pedro Montenegro, especializado em Direitos Humanos, e consultor em Políticas Públicas de Segurança Cidadã e Direitos, responsável por ministrar a primeira aula.

O curso abrangerá as seguintes disciplinas: fotografia de local de crime diurna e noturna; fotografias especiais com luminol e luz forense; fotografia em medicina legal vivos e não vivos; noções de tratamento de imagens com photoshop; local de incêndio e de acidente de trânsito; macrofotografia, introdução a câmeras e equipamentos, além de direitos humanos.