Internos receberam uma mensagem religiosa e apreciaram uma bela encenação teatral
No último sábado 06, dia de visitação familiar no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), os socioeducandos lá custodiados tiveram uma programação ainda mais especial. Dentro da comemoração pelo período Pascal, eles receberam uma mensagem religiosa, apreciaram uma bela encenação teatral e, fechando a programação, saborearam um farto café da manhã.
A convite da equipe técnica da unidade, o Padre Peixoto esteve na casa nessa mesma data pelo segundo ano consecutivo. Em sua fala referente à Páscoa, que significa passagem, ele questionou aos jovens “qual a qualidade da passagem que estamos fazendo nesse mundo?” Após a benção, os presentes assistiram ao grupo de atores amadores da paróquia Bem-aventurado José de Anchieta, do conjunto Augusto Franco, que prendeu a atenção pela força e beleza da história representada mostrando 'a vida do jovem sem Deus'.
A pedagoga da unidade Clara Arlinda Silva ressaltou a importância de momentos como esse dentro do sistema socioeducativo. “A Páscoa nada mais é do que a reaproximação de Deus e para os adolescentes fica mais fácil o entendimento dessa mensagem através da dramatização, sempre nessa tentativa de estimular novos valores na vida deles e aproximá-los dos seus familiares”, explicou.
Para um interno, de 17 anos, ter a família presente nessas ocasiões é o que o faz suportar o período de privação de liberdade. “Acho legal ter a mãe e ter a família que visita a gente. Tenho também uma mãe de criação, minha irmã e minha sobrinha pequena que sempre vem me ver aqui”, conta o jovem, que está há cinco meses na unidade. “Pelo menos uma vez por mês eu venho vê-lo, acho muito bom para ele ter, além da visita normal, essas comemorações. No Natal eu vim e foi muito bonito também”, contou a mãe adotiva do jovem.
O diretor do Cenam, Wigner Quintela, conta que o principal intuito dos eventos comemorativos na unidade é fazer com os internos reflitam que poderiam estar vivendo esse momento de outra maneira. “Eles estão passando por esse caminho para evoluir e pensar no futuro, pensar na liberdade que eles estão momentaneamente privados. Meu desejo é que na próxima Páscoa eles estejam em suas casas agradecendo pela mudança de vida”, disse o diretor.
O diretor operacional Rivaldo sobral também participou do evento representando a diretoria administrativa da Fundação Renascer. Além dos socioeducandos e familiares, toda a equipe técnica do Cenam esteve presente.
