A Coordenadoria de Defesa Civil de Maceió (Comdec) está em alerta em virtude das fortes chuvas que estão caindo em Maceió nas últimas horas. Equipes do órgão estão percorrendo as áreas consideradas mais críticas e analisando a situação nas áreas de risco.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Maceió, coronel Antônio Campos de Almeida, algumas ocorrências foram registradas na capital nas últimas horas. A mais grave ocorreu na grota São José, no conjunto Moacir Andrade, no bairro Benedito Bentes, onde as fortes chuvas provocaram o deslizamento de uma barreira e uma casa foi soterrada. “Felizmente, nenhuma vítima foi registrada nesse acidente. Já estamos tomando todas as providências, em conjunto com outros órgãos municipais, para dar toda assistência às famílias desabrigadas pelas chuvas”, disse ele.
A Comdec, em conjunto com a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e secretarias municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Assistência Social (Semas), trabalha de acordo com o Plano de Mobilização e Articulação (Plamar), que define quais as atitudes que devem ser adotadas em casos de emergência. Cobertores e cestas básicas foram repassados à Comdec, por meio da Semas, para que sejam doados às famílias desabrigadas pelas chuvas.
Para evitar a ocorrência de acidentes mais graves, a Defesa Civil se empenha em manter um contato direto com os moradores das principais áreas de encosta da capital alagoana. Para isso, além da abordagem feita pela própria equipe da Defesa Civil, a Prefeitura também conta com o trabalho dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs) – pessoas das comunidades que ajudam a manter um diálogo com a população. A ideia é convencer boa parte das famílias, principalmente as moradoras em áreas de risco, a sair do local em caso de emergência.