Mais uma vez o ASA não conseguiu jogar um bom futebol e acabou derrotado na noite desta terça-feira (10). Jogando contra o Guaratinguetá no interior paulista, a equipe alagoana jogou um primeiro tempo fraco, saiu derrotado e ainda reclamou um gol mal anulado. Na segunda etapa, o ASA até empatou, mas num cochilo da defesa acabou perdendo. Resultado final, 2 a 1 para os paulistas, que colocou o alvinegro de Arapiraca próximo da zona de rebaixamento.
O JOGO – 1º TEMPO
Apostando num esquema mais ofensivo, atuando no 4-4-2, com Lúcio Maranhão e Roberto Jacaré no ataque, o técnico Heriberto da Cunha colocou o ASA para cima do Guaratinguetá, para buscar pontos fora de casa.
Com a bola rolando, as duas equipes se movimentavam bem e antes dos cinco minutos, cada time já havia chegado à área adversária. Mas, quem foi mais efetivo e conseguiu abrir o placar foi o time da casa.
GOOOOLLLL DO GUARÁ! Em falta de frente para a área, Lenilson fingiu que ia bater, mas deixou para Marcinho, que com muita categoria tirou do alcance do goleiro Gilson, abrindo o placar aos 7 minutos de jogo.
Depois do gol, o Guaratinguetá cresceu no jogo e via pela frente um ASA perdido, que não conseguia passar do meio de campo e era sufocado pelo time da casa, que não parava de atacar, pressionar, mas errava no último passe.
Antes do final da primeira etapa, o ASA ainda teve duas oportunidades. Primeiro com Didira, que dentro da área, bateu forte, para grande defesa do goleiro Saulo. Mas, a jogada mais perigosa e polêmica aconteceu aos 40 minutos. Após cruzamento, Lúcio Maranhão escorou para Roberto Jacaré que mandou para o gol. Porém, o assistente já havia assinalado o impedimento, para protesto da equipe alagoana.
Aos 46 minutos, o árbitro Grazianni Maciel da Rocha encerrou a primeira etapa, com vitória e superioridade da equipe do Guaratinguetá por 1 a 0 sobre o ASA.
2º – TEMPO
Na volta para a segunda etapa, o ASA veio diferente com Valdívia no lugar de Danilo Cruz, pouco eficaz na etapa inicial. O ASA até se movimentou bem e após conseguir escanteio, por pouco não empatou o jogo. Bola na área e Roberto Jacaré testou forte, com a bola explodindo no travessão do Guará.
O ASA era melhor em campo, mas ainda pecava na hora da finalização. No entanto, o time da casa por muito pouco não repete a história do primeiro tempo. Marcinho, novamente ele bateu, mas o time paulista errou na hora da cobrança de dois toques e a bola que entrou, deixada pelo goleiro Gilson, não foi validada.
Aos poucos, a equipe alagoana ia ganhando espaço, criando chances e demonstrando superioridade na segunda etapa. Como recompensa pela melhora na segunda etapa, o ASA foi premiado, após jogada rápida, Lúcio Maranhão foi derrubado na área pelo zagueiro Igor.
GOOOOLLLL DO ASA! Na cobrança, a equipe mudou de batedor, saindo Lúcio Maranhão e assumindo o zagueiro Gaúcho. O defensor não fez feio e bateu no cantinho esquerdo do goleiro Saulo, que caiu para o outro lado. Guaratinguetá 1 x 1 ASA.
O gol alvinegro aconteceu em um momento que a partida já não tinha mas o mesmo ritmo rápido. O ASA, apesar de estar melhor, já não era o mesmo dos primeiros minutos e o Guaratinguetá tentava reagir e mesmo lento, conseguiu numa jogada de bola parada.
GOOOOLLLL DO GUARÁ! Escanteio do lado direito, a zaga do ASA vacilou e o meia João Paulo, que acabara de entrar, subiu sozinho para desempatar o jogo. Guaratinguetá 2 x 1 ASA.
Depois do gol, a equipe paulista que já não atacava, passou a segurar o jogo e jogar nos contra-ataques. Apesar de não conseguir ampliar o marcador, o Guará fez o famoso “ferrolho” e conseguiu segurar o ímpeto do ASA e manteve a vitória por 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2012 – SÉRIE B
Estádio Dário Rodrigues Leite, Guaratinguetá – São Paulo
Guaratinguetá 2 x 1 ASA
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha(RJ)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas(RJ) e Silbert Faria Sisquim(RJ)
Guaratinguetá: Saulo, Marlon, Igor, Marquinhos e Renato Peixe; Jairo, Júlio César(Fabinho),Lenilson(Bruno Formigoni) e Keninha(João Paulo); Leandrinho e Marcinho.
Técnico: Pintado
ASA: Gilson, Maicon, Fabiano, Gaúcho e Chiquinho Baiano; Jorginho, Audálio, Didira(Rogério Maranhão) e Danilo Cruz(Valdívia); Lúcio Maranhão(Henri) e Roberto Jacaré.
Técnico: Heriberto da Cunha
Cartões Amarelos: Marquinhos, Igor e Fabinho(Guaratinguetá) – Lúcio Maranhão, Fabiano, Jorginho e Audálio(ASA)
Gols: Marcinho 7min 1ºT, João Paulo 33min 2ºT(Guaratinguetá) – Gaúcho 25min 2ºT(ASA)