×

Alagoas

Perícia Oficial do Estado inicia última etapa de concurso público

A Direção Geral da Perícia Oficial (Poal) realizou na manhã desta segunda-feira (7) a aula inaugural do curso de formação de peritos criminais, médico-legistas, papiloscopistas e técnicos forenses. Os candidatos foram aprovados na primeira fase do concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reservas.
Participam desta última etapa do concurso os aprovados que tiveram o nome publicado em edital após o resultado final na investigação social e de conduta pessoal.

A aula de abertura foi no auditório da Associação Alagoana dos Magistrados, mas as aulas serão ministradas na Escola de Governo. O curso de formação está dividido em dois módulos. O primeiro com a participação de todos, iniciado nesta segunda-feira e com término programado para 9 de maio.

Já o segundo módulo acontecerá entre os dias 10 de maio e 7 de junho e nesta fase o grupo será dividido em quatro turmas por tipo de cargo.
Segundo João Alfredo Tenório Lins Guimarães, diretor da Poal, o curso está sendo realizado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ele explicou que o curso com mais de 360 horas/aulas e de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos e especialidades.

“Inicialmente havia a possibilidade de o curso ser realizado em Brasília na academia nacional, mas a Senasp topou fazer o curso aqui mesmo em Alagoas, pois como foram poucos aprovados corria o risco de ocorre evasão do curso. Então, ela entrou com o custeio e o Governo de Alagoas com a contrapartida cedendo local e parte dos instrutores”, afirmou o diretor

A perita criminal alagoana Ana Márcia Nunes, coordenadora do curso, falou sobre o início do curso: “A primeira aula ministrada foi sobre direitos humanos, disciplina que teve como instrutor o consultor em Políticas Públicas de Segurança Cidadã e advogado Pedro Montenegro. Mas durante todo o curso os alunos terão contato com as leis especiais relacionadas à perícia criminal e irão conhecer o sistema de justiça e segurança pública no Brasil, como também terão aulas de Medicina Legal, Criminalística e sobre a estrutura e organização da Perícia Oficial de Alagoas”, explicou.