×

Penedo

Prefeito e vice acompanham etapa de sondagem do projeto da ponte entre Penedo e Neópolis

Visita técnica na margem sergipana do Rio São Francisco ocorreu no final da manhã desta quarta-feira (12)

Uma comitiva formada pelo prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), vice-prefeito, Ronaldo Lopes (PMDB), secretários de Governo e vereadores, foi até à margem sergipana do Rio São Francisco para acompanhar e entender o processo de sondagem do projeto executivo da ponte que deve ligar os estados de Alagoas e Sergipe, entre os municípios de Penedo e Neópolis.

O projeto foi contratado após licitação realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A previsão de conclusão e entrega dos estudos técnicos é para o final deste ano.

“Por anos se falou na construção de uma nova ponte no Baixo São Francisco. Essa localizada em Penedo. Mas, ninguém brigou sequer pelos estudos técnicos, para depois, lutar, captar recursos em Brasília para tornar realidade o sonho dos moradores da região. O primeiro passo está sendo concluído. O projeto executivo segue em sua última etapa, agora dentro do Velho Chico. Com isso, vamos correr para Brasília, na companhia do governador Renan Filho para captar recursos e tornar nosso sonho realidade”, garantiu o prefeito de Penedo.

Também participando da comitiva, o vice-prefeito, Ronaldo Lopes (PMDB), destacou a importância do momento, e a região como propícia para a construção da ponte “Aqui o vão da ponte fica em torno e 1200 metros. Na proximidade da foz, aumenta para algo em torno de 3 mil metros. Com um agravante, a área que Sergipe briga além de ser extensa, o que triplica o valor da obra, ainda é uma Área de Proteção Ambiental (APA). Uma série de fatores contribuem para tonar o antigo pleito de Penedo e Neópolis, realidade”, avalizou Lopes, que também é engenheiro civil.

Os estudos técnicos para a obra foi financiado com recursos da União, por meio de emendas parlamentares do então deputado federal Renan Filho (PMDB) e do senador da República Renan Calheiros, também peemedebista. Cada um disponibilizou de sua cota de emendas anuais R$ 1 milhão. A licitação para contratar a empresa para elaboração do projeto foi de responsabilidade da Codevasf.

O que se trata

O processo de sondagem marítima consiste em fazer furos de até 40 metros abaixo da lâmina d’água do Rio São Francisco, com o objetivo de detectar os prováveis locais para as futuras fundações da estrutura de sustentação da ponte.

Estiveram acompanhando os trabalhos de sondagem, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), o vice-prefeito, Ronaldo Lopes (PMDB), os secretários de Obras e de Governo, Valmir Lessa e Bili Marques. E ainda, os vereadores Júnior do Tó (PDT) e Messias da Filó (PMDB).