O perdão das dívidas dos pequenos produtos do Nordeste, determinado pela Lei nº 12.249, oriunda da Medida Provisória (MP) nº 472, beneficiará mais de 30 mil trabalhadores rurais somente em Alagoas. A medida isenta do pagamento as dívidas cujos saldos devedores atualizados pelos encargos financeiros totalizam até R$ 10 mil.
De acordo com o presidente da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Arapiraca, Francisco da Souza Irmão, o Chico da Capial, o empenho do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) junto ao presidente Lula foi fundamental para assegurar a manutenção das propriedades dos trabalhadores rurais, bens oferecidos como garantia para os empréstimos.
“Há mais de 12 anos essa luta é sustentada pelo senador Renan Calheiros. Desde 2002, ele é o grande defensor dessa matéria, nascida aqui em Alagoas graças ao nosso movimento em prol da sobrevivência de homens simples do campo que só desejavam respirar mais aliviados, preservando suas origens e garantindo seu pão”, festejou Chico da Capial.
O sindicalista liderou o movimento dos pequenos produtores alagoanos, indo por diversas vezes até Brasília para se reunir com o presidente Lula e tentar sanar as dívidas referentes aos créditos rurais. A quitação propiciada pelo governo federal, aliada à concessão de novos créditos, garantirá a manutenção de mais de 2 milhões de empregos diretos somente na área da agricultura familiar.
A expectativa é de que até o próximo dia 20 de julho os bancos recebam, oficialmente, as comunicações referentes ao perdão dos débitos e convoquem os produtores com a documentação necessária. Chico da Capial garantiu que uma ampla divulgação será realizada para que nenhum dos interessados perca o prazo e o benefício, e, ainda, que uma comissão será nomeada para acompanhar de perto as transações.