×

Alagoas

Perdão da dívida agrícola atende a mais de 30 mil produtores rurais em Alagoas

Chico da Capial diz que perdão da dívida beneficia mais de 500 mil pequenos produtores rurais do Nordeste

O perdão das dívidas dos pequenos produtores do Nordeste, determinado pela Lei nº 12.249, oriunda da Medida Provisória nº 472, foi a melhor notícia que a categoria recebeu ao longo de oito anos de espera. Esse foi o tempo necessário para que as dívidas de mais de meio milhão de trabalhadores rurais de todo o Nordeste – com saldos devedores atualizados pelos encargos financeiros de até R$ 10 mil – fossem perdoadas.

De acordo com o presidente da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Arapiraca, Francisco da Souza Irmão, somente em Alagoas mais de 30 mil pequenos agricultores serão beneficiados pela nova Lei, que resultou do empenho do senador Renan Calheiros e da sensibilidade do presidente Lula, viabilizando os meios para que nenhum trabalhador rural nordestino perdesse sua propriedade em consequência de débitos junto a instituições oficiais de crédito.

“Desde o ano de 2002 que essa luta é sustentada pelo senador Renan. De todos os integrantes da bancada federal de Alagoas ele tem sido o grande defensor dessa matéria, nascida aqui em Alagoas graças ao nosso movimento em benefício da sobrevivência de homens simples do campo que só desejam respirar aliviados, preservando suas origens e garantindo seu pão”, afirma Francisco Souza.

Chico da Capial, como é mais conhecido, liderou o movimento dos pequenos produtores alagoanos, indo por diversas vezes a Brasília para se reunir com o presidente Lula e tentar sanar as dívidas referentes aos créditos rurais. A quitação propiciada pelo governo federal, aliada à concessão de novos créditos, favorecerá a incrível marca de mais de 2 milhões de empregos diretos gerados somente no setor da agricultura familiar.

A expectativa é de que até o próximo dia 20 de julho os bancos recebam, oficialmente, as comunicações referentes ao perdão dos débitos e convoquem os produtores com a documentação necessária. Chico da Capial pretende fazer uma ampla divulgação para que nenhum dos interessados perca o prazo e o benefício. “Vamos nomear uma comissão para acompanhar de perto as transações”, anuncia o dirigente da cooperativa.

Todos os avanços alcançados através da Medida Provisória 472 contaram com o empenho direto de Renan Calheiros, permitindo ainda a subvenção econômica para os produtores de cana que produzem até mil toneladas do produto, a concessão de descontos de até 85% para liquidar dívidas superiores a R$ 10 mil e o cancelamento de execuções judiciais no corrente ano.