×

Alagoas

Pequenos produtores rurais sertanejos recebem título da terra em Mata Grande

Trinta e cinco anos se passaram sem que os agricultores familiares de Mata Grande e de outros municípios do Sertão recebessem seus direitos de posse sobre a terra onde suas famílias trabalham e produzem, em alguns casos, por gerações de agricultores, excluídos dos processos de crédito, aposentadoria rural, entre outros benefícios.

Para mudar essa realidade, o governador Teotonio Vilela Filho esteve, nesta sexta-feira (29), no município de Mata Grande, acompanhado do presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Geraldo Magela, do secretário de Estado Adjunto de Agricultura, José Marinho, e do deputado Estadual Inácio Loyola, para a entrega de 464 títulos de terras aos pequenos produtores de Mata Grande, além de agricultores familiares dos municípios de Água Branca, Igaci, Inhapi, Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado e Piranhas, totalizando 773 títulos de terras para os pequenos produtores da agricultura familiar.

A comitiva do governador foi recepcionada no Ginásio Municipal pelos agricultores familiares da região, o prefeito Jacó Brandão e o secretário Municipal de Agricultura, Iran Barbosa. A banda marcial Nossa Senhora da Conceição, comandada pelo maestro Damião, abriu o evento representando a escola Monsenhor Aluisio Viana Martins.

Durante a solenidade de entrega dos títulos de terra e de uma moto para a assistência técnica atuar junto aos pequenos produtores, o governador falou sobre as ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e do Iteral, no que diz respeito à regularização fundiária e à responsabilidade de manter o agricultor sertanejo em sua terra, com condições dignas de produção, sustentabilidade e qualidade de vida.

“É uma alegria estar em Mata Grande tratando de questões tão importantes para os agricultores deste município. Aprendi com meu pai a respeitar quem trabalha com a terra, quem tira dela o sustento da família e colabora para o desenvolvimento da região. Sei também que vocês enfrentam muitas dificuldades, seja na época de estiagem ou para conseguir empréstimos nos bancos. É uma obrigação do governador do Estado trabalhar para facilitar a vida do agricultor sertanejo, para que ele não se sinta só, e sinta a presença do Estado em suas vidas. É por isso que vim aqui hoje pessoalmente para dizer que estamos juntos. Contem com o Governo do Estado de Alagoas”, disse o governador.

Teotonio Vilela e o prefeito de Mata Grande também assinaram o termo de adesão do município ao Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que já conta com 21 unidades em Mata Grande, resultado de parceria entre Sebrae/AL, Codevasf e o Governo do Estado. Com a nova assinatura de adesão, serão mais 12 unidades no município, com recursos do Fecoep, através da Seagri. Ao todo, serão 330 unidades PAIS em todo o Estado.

Ainda nesta sexta-feira, Teotonio Vilela Filho e a comitiva governamental visitaram uma das unidades PAIS, onde Dona Antônia Olívia Lins produz coentro, cebola, cebolinha, cenoura, agrião, alface e tem uma criação de galinhas. Dona Antônia mostrou a propriedade ao governador e contou que atualmente já distribui sua produção para além da feira do próprio município, abastecendo também Canapi, Inhapi e Delmiro Gouveia.