Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de entrar em um circo - Foto: Cortesia
Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Penedo viveram, nesta segunda, 17, um momento marcante. Mais de 300 participantes, entre mulheres, homens e crianças, assistiram a uma sessão exclusiva no Circo Vegas, que está de passagem pela cidade. A iniciativa proporcionou ao público um grande espetáculo, em uma ação que reforça o compromisso do serviço com experiências culturais e inclusivas.
Para muitos usuários, essa foi a primeira oportunidade de entrar em um circo — um sonho simples, mas carregado de significado. E é justamente isso que o SCFV tem construído em Penedo: vivências que fortalecem vínculos, ampliam horizontes e devolvem às pessoas o direito ao lazer, ao encontro e ao sentimento de pertencimento.
A dona Luzia descreveu o momento como único e muito especial. Mais do que entretenimento, ela destacou a alegria de confraternizar e abraçar amigos em uma tarde marcada por animação e acolhimento. “Quero agradecer a todos os nossos coordenadores e colaboradores que fazem do SCFV esse espaço de respeito à igualdade”, disse a usuária, que também mencionou a equidade vivida no dia a dia.
De acordo com a coordenadora do SCFV, Carine Lisboa, o momento foi de alegria e encantamento, mas também de território, convivência, troca de conhecimento entre gerações e construção de novas memórias afetivas. “Vivemos uma sessão totalmente fechada, lotada e pensada especialmente para as usuárias e usuários, reforçando que o SCFV tem força, estrutura e compromisso com quem mais precisa”, ressaltou.
O trabalho desenvolvido em Penedo segue crescendo, ganhando visibilidade e ampliando sua atuação. Novos grupos de convivência estão sendo criados, mais famílias estão sendo alcançadas e a participação das mulheres nos grupos tem se mostrado um verdadeiro movimento de transformação social. “Diante de tudo o que vivemos, podemos afirmar que isso acontece porque existe uma equipe séria, comprometida e apaixonada pelo que faz, que coloca vida, criatividade e acolhimento em cada atividade. É essa equipe que, dia após dia, tem fortalecido o SCFV como um dos maiores e mais potentes serviços da Assistência Social do município”, concluiu Carine Lisboa.
