Na contramão das mentiras e distorções compartilhadas na internet sobre a importância de imunizar a população contra doenças, Penedo avança no trabalho de cobertura vacinal, principalmente das crianças.
Campanhas que salvam vidas realizadas pela Secretaria de Saúde de Penedo ultrapassaram a meta estabelecida pelo governo federal, conforme dados computados até junho deste ano.
Vacinas indispensáveis para evitar doenças que geram sequelas irreversíveis, como a poliomielite ou paralisia infantil tiveram 100% de cobertura em Penedo, cinco por cento a mais do que a meta do Ministério da Saúde.
Da mesma forma, o trabalho realizado nos postos de saúde do município resultou em 100% de cobertura para a 1ª dose da Tríplice Viral, vacina essencial para combater sarampo, rubéola e caxumba.
Penedo também fez o dever de casa na proteção de crianças com aplicação da Pentavalente (DTP), imunizante utilizado principalmente contra difteria, tétano e coqueluche.
Além desses casos em que a meta de 95% foi superada para 100%, a Prefeitura de Penedo também se destaca na campanha da BCG. A vacina que previne contra as formas mais graves da tuberculose e da meningite tuberculosa alcança até junho 98,17% de cobertura vacinal, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.