×

Penedo

Penedo ultrapassa meta do Ministério da Saúde em imunização contra paralisia infantil

4.414 crianças foram vacinadas contra a doença

Passados cerca de 25 dias, desde o lançamento da campanha nacional de combate a paralisia infantil, o engajamento dos profissionais da Saúde foi total em Penedo. Só no primeiro dia, o chamado ‘Dia D’, que ocorreu no mês de agosto, o município atingiu 50% de cobertura vacinal.

Com a prorrogação, determinada pelo Ministério da Saúde, Penedo ultrapassou mais de 95% de imunização. Foram vacinadas 4.414 crianças entre 0 e 5 anos. Apesar do alcance, os postos de saúde ainda vão continuar atendendo até o próximo dia 10.

A secretária de Saúde Vera Costa, atribui o alcance a participação dos pais na prevenção contra a doença. “Alcançamos o que preconiza o Ministério da Saúde graças ao envolvimento dos pais. Eles são responsáveis por atender ao chamado da Secretaria, tão somente para garantir a saúde dos seus filhos”, observou.

Lembrando ainda que as campanhas são importantes. Mas, a vacinação de rotina é disponibilizada diariamente aos pais, familiares e repensáveis que levarem as crianças até um posto de Saúde mais próximo. “Orientamos que os pais mostrem sempre o cartão de vacina de seu filho ao agente de saúde de sua área, para esclarecer quanto a sua regularidade. Desta forma, vários doenças podem ser prevenidas”, acrescentou a secretária de Saúde Vera Costa.

Durante os cerca de 25 dias de campanha contra a paralisia infantil, a meta foi alcançada com o Dia D, com os trabalhos nas unidades de saúde e com equipes de casa em casa durante o período da noite, para garantir a vacinação dos filhos de pais trabalhadores que não puderam levá-los durante os dias normais.

A cobertura vacinal para Penedo estabelecida pelo Ministério da Saúde foi de 95% de crianças vacinadas. A preconização foi ultrapassada, sendo vacinadas até o último dia 4 de setembro, 4.414 crianças entre 0 e 5 anos. Os números vão continuar sendo computados até o dia 10.

Dados da Secretaria de Saúde de Penedo

– De 0 a 1 ano: 579 crianças imunizadas;

– De 1 a 2 anos: 959;

– De 2 a 3 anos: 1.011;

– De 3 a 4 anos: 979;

– De 4 a 5 anos: 939;

– Total de vacinados: 4.414 crianças de 0 a 5 anos;