A cidade de Penedo sediará a edição 2024 do Festival de Arte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Previsto para acontecer de 4 a 6 de dezembro, o evento terá manifestações artísticas dos 16 campi do Ifal, durante os três dias de evento.
Como etapa preparativa, a comissão organizadora, formado por integrantes da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e professores visitou a unidade de ensino, nesta quarta, 28, para conhecer os espaços que receberão as ações.
O roteiro da visita a Penedo incluiu o Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto, apresentado à comissão pela diretora de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Turismo, Karlinne Cordeiro.
“Por ser Penedo uma cidade histórica e cultural, a ideia é que o festival agregue momentos dentro e fora do campus, e que grupos da cultura local também integrem a programação”, explicou o coordenador de Cursos e Eventos da Proex, Sérgio Teixeira Costa.
Sobre o festival
Idealizado pela Pró-reitoria de Extensão, o Festival de Arte do Ifal teve a sua primeira edição em 2017, no Campus Satuba. No ano seguinte, 2018, aconteceu no Campus Maceió. Depois de alguns anos suspenso, foi retomado em 2023 como Festival de Arte Fátima Menezes, em homenagem à maestrina do Coretfal, professora aposentada do Ifal Maceió e ativista cultural que faleceu em setembro do ano passado. O campus anfitrião da última edição foi Piranhas.
O objetivo do evento é fomentar a produção artístico-cultural de servidores e estudantes da instituição, promovendo o intercâmbio das experiências nas diferentes categorias, entre elas, artes cênicas, artes visuais, artes literárias, artes aplicadas e música. “O festival funciona também como uma vitrine dos resultados dessa produção artístico-cultural”, completou o professor de Arte do Ifal Piranhas, José Antônio Muniz. O outro docente que integrou a comitiva em visita a Penedo foi Judivan Lopes, do Campus Arapiraca.