Autoridades, lideranças comunitárias, comunicadores, organizações não-governamentais e articuladores da sociedade civil organizada participaram na manhã desta quarta-feira (25), no auditório do Sindspem (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Penedo) do 1º Fórum Comunitário para a formação da comissão Pró-Selo Unicef Penedo edição 2009-2012.
De acordo com a articuladora Kátia Martins, o momento serviu para reunir grupos de adolescentes e lideranças locais atuantes para que um documento fosse elaborado para chegar a um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município de Penedo. Os grupos reunidos traçaram metas para que, a partir do levantamento dos indicadores sociais, produzir um mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos de idade.
Ainda durante as discussões que duraram até 14 horas, os participantes buscaram concentrar-se também na elaboração de um plano municipal de ação de políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes de Penedo. Segundo o integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penedo, Wellington Vasconcelos, o evento também alicerçou ideias em dois eixos que discorreram sobre o impacto social e a gestão de políticas públicas.
No primeiro eixo, serão avaliados 13 indicadores de impacto social que estão relacionados aos objetivos do Selo Unicef. Já no segundo eixo, serão avaliados 19 indicadores quantitativos e qualitativos de gestão de políticas públicas.