
O evento une cultura, religião e muita animação, marcando o início da Festa de Momo na cidade - Foto: arquivo
O Carnaval de Penedo começa oficialmente nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a tradicional Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos, um dos momentos mais aguardados pelos foliões e pela comunidade local. O evento une cultura, religião e muita animação, marcando o início da Festa de Momo na cidade.
A concentração dos blocos carnavalescos e das manifestações populares acontece a partir das 16h, na Praça Clementino do Monte. O cortejo afro tem início às 19h, saindo da Avenida Getúlio Vargas em direção ao Corredor da Folia, na Beira Rio, entre a Praça do Coreto e o Rosário Largo.
A festa conta com a participação dos tradicionais blocos carnavalescos, que desfilam acompanhados por bonecos gigantes, orquestras de frevo e as batucadas penedenses Milionários do Samba e Unidos do Bairro. O ponto alto do evento é a Lavagem das Escadarias do Rosário, um ritual que mistura fé e alegria, arrastando multidões pelas ruas históricas de Penedo.
Para animar ainda mais a festa, a Secretaria de Cultura de Penedo organizou uma programação especial no palco montado ao lado da Escola Estadual Gabino. As apresentações começam cedo, garantindo diversão para todas as idades:
– 17h30 – 19h00: Banda Brincar com Você, levando música e alegria para a criançada;
– A partir das 19h00: Apresentações das orquestras Frevo Temperado (que interpretará o inédito Hino da Lavagem do Beco), Maestro Bigodinho e Orquestra Jatobá;
– Encerramento: Show da Banda SambaLelê, garantindo o melhor do samba e frevo.
Assim que o cortejo afro entra no Corredor da Folia, o show no palco é temporariamente suspenso, em respeito ao ritual de fé e cultura. Logo após o encerramento da lavagem, a festa retoma sua programação, com orquestras de frevo puxando os foliões do Rosário Largo até a Praça do Coreto. A diversão segue até as 2h da manhã, conforme orientação da Polícia Militar.