A estratégia é quebrar o distanciamento com o delegado-geral
Dentro do plano de gestão integrada, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, visitou na semana passada, a região do baixo São Francisco, em continuidade a estratégia de aproximação da cúpula da PC com delegados, agentes e escrivães das diversas regiões do Estado.
O 2º encontro, que aconteceu na Casa da Aposentaria, em Penedo, reuniu além de delegados, escrivães e agentes dos municípios de São Brás, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Sebastião, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe, contou com a presença do diretor de Polícia Judiciária da Área 2, delegado Flávio Saraiva, do diretor de Informática e Estatística, delegado Medson Maia e delegado regional da 7ª DRP, Rubem Natário.
No início da visita, Paulo Cerqueira discutiu as dificuldades das delegacias locais, apresentou todos os serviços levados para o interior e evidenciou a intenção de inserir a polícia na era tecnológica com os procedimentos realizados de forma virtual.
“Com as ações desenvolvidas em Penedo, nos aproximamos dos colegas de profissão, conhecemos suas necessidades e buscamos sanar as dificuldades. Como primeiro passo, estamos trazendo para o interior diversos serviços, que facilitarão o processo investigativo, a exemplo do acautelamento e manutenção de armas e trocas de coletes”, esclareceu.
A iniciativa desloca a estrutura da PC para as delegacias do interior, descentralizando o atendimento e colocando a disposição dos policiais todo o apoio logístico, por meio de serviços e treinamentos.
Com estrutura montada na delegacia regional de Penedo, durante todo o dia, foi ofertado treinamento do Sispol (Sistema de Informação Policial), Infoseg e Alcatraz (software de informação do sistema penitenciário); treinamento sobre a virtualização e digitalização de inquéritos e uso da certificação digital.
A Equipe do Gercame (Gerência de registro, regulamentação e controle de armas, munição e explosivos), ofereceu além de manutenção de armas, realizada pelos armeiros da PC, instrução, de tiro, para todos os policias presentes, com vários disparos de Fuzil M16, espingarda calibre 12 e pistola, como também instrução sobre o funcionamento destas armas.
A gerência ofereceu ainda todas as munições para o treinamento de forma gratuita.
Durante este trabalho foi possível também realizar acautelamento de armas e coletes para chefes de operações, como atualização da carga de armamento em todos os distritos policiais.
O serviço de manutenção de rádios comunicadores instalados nas viaturas e na delegacia também foi disponibilizado. E ainda a verificação da situação de viaturas, realizada pelo departamento de transporte da PC.
O setor de mandados de prisão apresentou dicas de como melhorar a comunicação entre a central de mandados de prisão, da delegacia geral com as demais delegacias.
Já o núcleo de inquérito, responsável pela tramitação das peças para a Justiça e Ministério Público, também esteve presente, levando ao interior informação sobre o processo de digitalização de documentos e virtualização de inquéritos.
De acordo com Medson Maia, trazer a estrutura do Deinfo para o interior é uma forma de integrar os operadores da segurança pública, conhecer as principais dificuldades dos distritos policiais e apresentar soluções que estejam ligadas a parte de tecnologia e armas. “Estamos trabalhando para inserir as inovações tecnológicas na Policia Civil de Alagoas e, hoje, em Maceió todas as delegacias já começaram a remeter à justiça, somente inquéritos digitalizados”, esclareceu.
Durante a reunião, o delegado regional de Penedo, Rubem Natário, falou sobre a vontade de resgatar o espírito da polícia judiciária que resultará na conclusão de bons inquéritos policiais e informou ao delegado-geral, as metas de sua circunscrição, que em breve realizará um mutirão local, que unirá as equipes dos distritos, para concluir inquéritos pendentes.
Para Carlos Welber, chefe de operações policiais de Penedo, a visita e as ações desenvolvidas na delegacia regional refletem diretamente no trabalho policial. “Esse momento serviu como uma injeção de animo e já conseguimos sentir mudanças em Penedo, a exemplo das duas novas viaturas destinadas para dar apoio à região. E parabenizo ainda à forma de gestão desenvolvida pelo atual delegado-geral, que mescla os grupos que existiam na PC”, declarou.
No encerramento dos trabalhos, o delegado regional, o chefe de operações e toda a equipe de policiais foram elogiados pelo excelente apoio logístico oferecido para o grupo de profissionais deslocados de Maceió.
Dentro das ações desenvolvidas em Penedo, duas equipes do Tigre (Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais), cumpriram diversos mandados de prisão, expedidos pela Justiça alagoana.
