×

Penedo

Penedo recebe mutirão de documentação para agricultores familiares a partir desta quarta, 26

o Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino - Foto: Reprodução

Nesta semana, Penedo receberá o Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural. Com o objetivo de oferecer serviços voltados para agricultores e suas famílias, ampliando o acesso à cidadania na zona rural de forma gratuita, a ação acontecerá de quarta, 26, a sexta, 28.

Para falar sobre a iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e pela Superintendência Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino de Almeida Filho, concedeu uma entrevista ao programa Lance Livre, na Rádio Penedo FM (youtube.com/@penedofmplay).

De acordo com Ronaldo Targino, o evento será realizado na sede do Sebrae Penedo e, na ocasião, serão oferecidos serviços de emissão da nova carteira de identidade (RG), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e rodas de conversa, das 8h às 17h.

“Um dos nossos objetivos é fortalecer a agricultura familiar, garantir mais dignidade aos trabalhadores rurais e ampliar o acesso à cidadania para a população do campo, principalmente para as mulheres. Uma das formas de alcançar esse objetivo é garantindo o acesso gratuito à documentação básica e a programas voltados para a zona rural”, disse o Secretário Executivo.

Durante o evento, também serão realizadas palestras de conscientização voltadas para as mulheres do campo, além de outras atividades

Em Penedo, a iniciativa também conta com a parceria de diversos órgãos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag) e as Secretarias de Estado de Alagoas da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). Além disso, participam o Instituto de Identificação (POL), o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater) e a Prefeitura de Penedo.