Trabalhadores rurais que sobrevivem em regime de agricultura familiar – famílias de baixa renda, que se mantêm com lavouras pequenas – estão no foco do evento anunciado para acontecer em Penedo nesta terça-feira, 18. Entre oito da manhã e quatro da tarde, os agricultores recebem orientação sobre temas diretamente relacionados ao cotidiano da classe responsável pela produção de parte dos alimentos que estão diariamente na mesa das famílias brasileiras.
Organizado pelo governo estadual, Banco do Nordeste e prefeitura de Penedo, o Dia da Agricultura Familiar do Território do Baixo São Francisco será realizado no Ginásio de Esportes do Clube do SESI. Pela manhã, estão previstas duas palestras, começando com políticas públicas agrárias de crédito (Pronaf, AgroAmigo e Crédito Fundiário), tema seguido pela comercialização de alimentos, como destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Lei de Merenda Escolar.
No período da tarde, a organização do evento informa que serão realizadas atualizações cadastrais, assinaturas de contratos e de convênios, emissão de documentos, ações de cidadania (realização de exames médicos e cortes de cabelo) e ainda o lançamento do Programa Arca das Letras, biblioteca para comunidades rurais com escolas desprovida de acervo bibliográfico disponível para estudantes e demais moradores.
Apresentações artísticas locais constam ainda na programação apoiada por instituições como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Companhia Nacional de Abastecimento.