Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Penedo realizou o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF do quadriênio 2021-2024. O evento realizado no auditório do IFAL é uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação sobre avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Fórum Comunitário é uma atividade metodológica obrigatória para os municípios que desejam manter o Selo UNICEF, condição em que Penedo se encontra, com município foi aprovado nas avaliações do Selo Unicef devido aos avanços no combate à evasão escolar, vacinação de crianças, ampliação na assistência às gestantes e cobertura dos programas sociais.
A solenidade prestigiada pelo Prefeito Ronaldo Lopes contou com apresentações culturais e também com a presença da Secretária de Saúde Waninna Mendonça, da Secretária de Assistência Social Ana Teresa Lopes, do Secretário de Educação Luciano Lucena e da coordenadora da articulação local do Selo Unicef para 2021-2024, Darlene Nonato.
“Eu não poderia deixar de estar aqui hoje para poder parabenizar todos pelo excelente trabalho. Graças a vocês, Penedo está se destacando na garantia do direito de crianças e adolescentes. Já podemos dizer que atingimos todas as metas estabelecidas pelo UNICEF com antecedência e poderemos, mais uma vez, ter o Selo UNICEF”, disse o Prefeito Ronaldo Lopes, recentemente agraciado com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, mais um reconhecimento ao excelente trabalho da gestão Crescendo Com Seu Povo.
A Secretária Municipal de Saúde (SEMS) destacou as metas já alcançadas em indicadores de vacinação e gravidez na adolescência. Em especial, Waninna Mendonça comemorou os números da pasta, principalmente na redução significativa dos índices de gravidez na adolescência no município, de 22% para 16,60% no ciclo 2021-2024.
“Estamos aqui para mostrar todos os indicadores alcançados pela Secretaria de Saúde de Penedo, principalmente as ações da Atenção Básica, como a prevenção da gravidez na adolescência e as ações de vacinação que conseguiram atingir a cobertura vacinal estabelecida. Trabalhamos de forma unida e pensando no melhor para a nossa população. Os números só comprovam esse excelente trabalho de todos”, declarou Waninna.
Durante o evento, a SEMS realizou a entregas de mais 98 kits enxoval para as gestantes do Programa Cegonha Penedense. As beneficiadas cumpriram os pré-requisitos do programa que estabelece a realização de todo o pré-natal em unidade de saúde de Penedo.
Texto Gabriela Flores – jornalista e social midia SEMS
Fotos Deywisson Duarte – Secom PMP