A Prefeitura de Penedo participou do primeiro encontro do Programa Territórios Empreendedores, que é um desdobramento do Programa Líder, uma iniciativa do Sebrae Alagoas.
O evento realizado no Destino Turístico Inteligente (DTI) e Cidade Criativa da Unesco – avanços conquistados para Penedo durante o governo Ronaldo Lopes – tem como objetivo promover a integração entre o poder público, setor privado e sociedade civil organizada.
Representada pelo secretário de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão; Pedro Soares (Gabinete Civil) e Leiliane Lyra (SEDECIN), a Prefeitura de Penedo atua em parceria na construção de um plano de desenvolvimento territorial para a região sul de Alagoas.
A primeira etapa do trabalho conjunto consistiu na definição das lideranças mapeadas entre os 10 municípios participantes. Para o secretário da SETUREC, Penedo sedia uma jornada importante na formação de líderes e da governança regional do Caminho das Águas.
“Essa integração é importante e contribui no fortalecimento do desenvolvimento econômico e do turismo não só de Penedo, mas, também, do seu entorno frente a conjuntura positiva que estar por vir nos próximos anos”, disse Jair Galvão.
Ao todo, serão realizados oito encontros itinerantes do Programa Territórios Empreendedores. Ao final, o grupo vai apresentar o plano integrado que será acompanhado pelo Sebrae. O segundo encontro será na cidade de Marechal Deodoro.
Vale ressaltar que o setor turístico de Penedo avançou bastante com Ronaldo Lopes, e conquistou feitos nunca antes realizados, entre eles a seleção no Programa Futuro Turismo Brasil, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Sebrae Nacional.
Além disso, o município foi reconhecido como Cidade Criativa da UNESCO na categoria Cinema, foi implantado o projeto Penedo Acessível e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), assim como a participação do Destino Penedo nos principais eventos de turismo do Brasil.
O Sebrae Alagoas também realizou em Penedo a Oficina Construindo o Futuro: Priorização da Agenda de Desenvolvimento do Litoral Sul de Alagoas, atividade ministrada pelo consultor Cláudio Marinho.
Os participantes receberam um resumo executivo do estudo sobre placemaking (conceito sobre criação ou transformação de espaços públicos) nos municípios, acompanhado de um plano de ação que prioriza a agenda de cada cidade, promovendo-os como Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs).
“Foi um momento ímpar de discussão e aprendizagem, que envolveu municípios do Litoral Sul e do Baixo São Francisco, com prospecção futura de desenvolvimento do turismo e da região”, disse Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da SETUREC.