×

Penedo

Penedo lidera ranking no número de desistência de profissionais do Programa Mais Médicos

O salário oferecido aos médicos que participam do programa é de R$ 11.800.

O município de Penedo, que fica localizado na região do Baixo São Francisco alagoano, lidera ranking no número de desistência de profissionais do Programa Mais Médicos, é o que aponta um novo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 04 de abril, pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o relatório, Penedo perdeu, nos primeiros três meses do ano, quatro médicos que estavam inscritos para trabalhar na cidade ribeirinha nos postos de saúde onde nos últimos anos profissionais cubanos desempenharam suas funções de forma bastante satisfatória, segundo a população local.

Em entrevista concedida ao portal G1 Alagoas, a coordenadora do Mais Médicos em Alagoas, Ivana Pitta, explicou que os motivos das desistências são os mais variados. “Eles saem porque são chamados para fazer residência, não se adaptam à carga horária de 40 horas ou se recusam a trabalhar todos os dias previstos, como deve ser”, afirmou.

Ainda segundo a coordenadora, não há previsão para o preenchimento destas vagas. “Estamos aguardando o Ministério anunciar um novo edital para cobrir essas vagas que ficaram em aberto. No fim do mês passado, recebemos 12 profissionais, mas eles chegaram para cobrir as vagas dos cubanos que foram embora”.

O salário oferecido aos médicos que participam do programa é de R$ 11.800.

Segundo os dados apresentados pelo MS, os municípios onde foram registradas desistências são:

Penedo: 4
Igreja Nova: 2
União dos Palmares: 2
Barra de Santo Antônio: 1
Belém: 1
Canapi: 1
Coité do Nóia: 1
Colônia Leopoldina: 1
Coruripe: 1
Joaquim Gomes: 1
Maceió: 1
Matriz de Camaragibe: 1
Minador do Negrão: 1
Olho D’Água das Flores: 1
Ouro Branco: 1
Palmeira dos Índios: 1
Pão de Açúcar: 1
Pariconha: 1
Porto de Pedras: 1
São Brás: 1
São José da Tapera: 1
São Miguel dos Campos: 1
Teotônio Vilela: 1