A cidade de Penedo recebe oficialmente nesta quinta-feira, 11 de maio, a 1ª estação meteorológica do interior de Alagoas, fruto de uma parceria firmada entre a prefeitura municipal e o Governo de Alagoas, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Geraldo Sabino, a construção da estação meteorológica em Penedo é um passo importante para a prevenção de desastres naturais, já que atuará monitorando as mudanças climáticas e garantindo a segurança da população.
“Essa base é muito importante para a Defesa Civil de Penedo e de toda a região, visto que isso vai possibilitar que possamos entender melhor o clima e o que pode acontecer, com antecedência. O Ifal cedeu um espaço e a Prefeitura de Penedo, junto com o Governo de Alagoas, entrou com toda a parte de estruturação”, explicou Sabino.
A estação vai monitorar toda a região do Baixo São Francisco, captando informações climáticas para que a população possa se sentir mais segura e se prevenir no caso de previsão de alguma desastre natural. No total, serão instaladas, em todo o estado, dez estações da nova rede de monitoramento de Alagoas.
O superintendente de Prevenção e Desastres Naturais de Alagoas, Vinícius Pinho, explicou que essa estação meteorológica é um equipamento que vai servir para o sistema de alerta e desastres naturais do estado, sendo Penedo a cidade pioneira, que terá sua estação servindo como base e modelo para as demais.