Prédio-sede da Secretaria Executiva de Saúde (Sesau)
A Secretária de Saúde de Penedo, Geonice Peixoto, entrou em contato com a redação do portal de notícias aquiacontece.com.br na manhã desta terça-feira, 24 de abril, para informar que a Secretaria de Estado da Saúde já recebeu a liminar expedida pelo Dr. Luciano Américo Galvão Filho, determinando que o órgão autorize, assuma e patrocine o procedimento cirúrgico no senhor Valdir Clarindo, penedense que sofre de sérios problemas renais.
De acordo com a secretária, não será mais preciso a família do senhor Clarindo ir até Maceió. Segundo ela, a intimação com cópia da decisão foi enviada via carta, modalidade que acelerou o processo burocrático. Ainda segundo Geonice Peixoto, o trâmite legal já está na fase final, faltando apenas à finalização do orçamento para que a cirurgia possa ser marcada.
O caso do senhor Valdir Clarindo foi divulgado nesta segunda-feira, 23 de abril, com exclusividade pelo portal Aqui Acontece. A denúncia foi feita por uma parenta do enfermo que procurou a redação do site de notícias através da rede social Facebook para narrar a triste situação em que o senhor se encontrava.
Valdir Clarindo precisa fazer uma cirurgia de urgência denominada de Nefrolitotripsia Percutânea, procedimento para tratamento de cálculos renais, habitualmente maiores que 2 cm. O paciente já havia sido submetido a um procedimento cirúrgico pelo mesmo problema, mas o resultado não foi o esperado e ele voltou a sofrer com o progresso da doença.
O caso foi encaminhado para um especialista da rede particular, que após examinar e constatar a gravidade do caso informou em seu laudo que o procedimento cirúrgico ao qual o senhor Clarindo precisa ser submetido é de alta complexidade e que por isso o valor para a realização da cirurgia seria R$ 10 mil.
Abalados e sem terem a quem recorrer, já que na Secretaria de Saúde de Penedo eles foram informados de que o procedimento só poderia ser feito via Secretaria de Estado da Saúde, os familiares do senhor Valdir Clarinho resolveram procurar a Justiça para tentar resolver o caso.
Em sábia decisão, o Dr. Luciano Américo atendeu ao pedido do senhor Valdir e agora falta apenas a conclusão de tramites burocráticos para que a cirurgia seja marcada e o sofrimento do enfermo e de sua família chegue ao fim.
